O aquecimento prévio e o esfriamento após o exercício são mais importantes do que você pensa. Acabamos esquecendo disso, porque temos um estilo de vida acelerado em que cada minuto é programado com antecedência. Se este também for o seu caso, é muito provável que você pule o aquecimento e o esfriamento que sua rotina de exercícios exige e prefira ir direto para a atividade mais intensa desde o início.

Estas são algumas das razões pelas quais você não deve fazer isso (principalmente agora que você está grávida). O aquecimento prepara seus músculos e seu corpo para suportar o estresse ao qual você os sujeitará e aumenta o fluxo sanguíneo. O esfriamento, por outro lado, reduz a frequência cardíaca e baixa a temperatura do corpo de volta ao normal. Não fazer nenhuma dessas duas coisas pode causar tontura e náusea. Evite cair ou se machucar, tomando o tempo certo para se aquecer e esfriar a cada vez que você se exercita.

A maioria dos aquecimentos e esfriamentos leva cerca de 10 minutos e inclui algum tipo de atividade aeróbica (como ciclismo ou caminhada), além de vários exercícios de alongamento. O alongamento ajuda a manter a flexibilidade durante a gravidez. Além disso, evita lesões e músculos tensos ou doloridos. Como você sabe, seu corpo vai mudar muito durante a gravidez, o que significa que você não pode exigir dele a mesma performance de antes. Siga estas instruções para garantir que você aproveite ao máximo a rotina de alongamento:

1. Mova-se devagar e com cuidado (assim, os ligamentos ficam mais relaxados)

Powered by Rock Convert

2. Não force nenhum alongamento

3. Não pule ou mude abruptamente de um movimento para outro

4. Evite alongar demais (não é hora de fazer uma abertura de pernas completa, deixe isso para depois)

5. Concentre-se na respiração (não prenda a respiração durante os exercícios)

Se você costuma ter dor nas costas, reserve um tempo para aliviar a dor (usar uma bola Bosu irá ajudá-la!). No final do primeiro trimestre, evite alongar-se deitada de costas, pois isso pode reduzir o fluxo sanguíneo para o bebê. Além disso, lembre-se de prestar atenção no seu corpo, aproveite as endorfinas liberadas durante o exercício e não se esqueça de aquecer e esfriar!