Seu bebê está pronto para engatinhar? Entre o sétimo e o décimo mês, os bebês já começam a dominar a clássica posição com as mãos e os joelhos no chão: eles aprendem a engatinhar. No entanto, alguns bebês desenvolvem estilos diferentes na hora de engatinhar, mas que são igualmente eficientes. Estas são algumas maneiras de engatinhar que o seu bebê pode aprender.

Nem todos os bebês irão engatinhar da forma tradicional, alternando as mãos e os joelhos. Alguns bebês utilizam sua barriga para se mover, outros engatinham usando as mãos para se impulsionar para frente, e alguns usam uma perna na posição de engatinhar e a outra perna esticada no chão para se mover. A verdade é que não importa qual o estilo que o seu bebê escolheu, o importante é que ele demonstre o desejo de se movimentar de forma independente para explorar seu ambiente.

De acordo com a Associação Americana de Pediatria, estes são os estilos mais comuns que um bebê pode adotar na hora de engatinhar:

O clássico – mãos e joelhos cruzados

Seu bebê distribui o peso em suas mãos e joelhos, então move um braço e o joelho oposto para frente ao mesmo tempo. Esse estilo é o mais comum de todos.

Urso que engatinha

Parece a forma tradicional de engatinhar, mas seu bebê mantém os cotovelos e os joelhos esticados, caminhando sobre as mãos e os pés como um urso.

Engatinhar com a barriga

Seu bebê movimenta o corpo para frente enquanto arrasta sua barriga contra o chão. Esta pode ser uma maneira eficaz de se mover, mas certamente deixará suas roupas muito sujas!

Powered by Rock Convert

Engatinhar com o bumbum

Seu bebê engatinha quando está na posição sentada, usando os braços para se mover para frente. Essa forma de engatinhar nunca será tão rápida quanto a clássica, mas também é eficiente. Os bebês que engatinham assim geralmente são os que resistem a ficar na posição de bruços.

Caranguejo que engatinha

Seu bebê se move para trás ou para os lados como um caranguejo, impulsionando-se para frente com as mãos. Essa forma de engatinhar geralmente ocorre quando o bebê está aprendendo a engatinhar, e esta fase não costuma durar mais que uma ou duas semanas.

Rolando

Seu bebê chega ao seu destino rolando de um lado para o outro. Embora, tecnicamente, não seja engatinhar, alguns bebês se tornam tão eficientes em rolar, que nunca desenvolvem a postura para engatinhar, já que eles ficam rolando repetidas vezes até chegarem ao seu destino.

Leve sempre em consideração que os padrões atípicos na hora de engatinhar não indicam necessariamente um problema, mas a assimetria da postura pode ser um sinal de alerta. Por isso, caso tenha dúvidas, converse com o seu pediatra.