X
X

Atividade física para crianças: Como, quanto e por quê?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Você deve estar se perguntando o motivo de levantarmos a discussão sobre atividade física para crianças tão pequenas. Muitas crianças menores de 5 anos não realizam a atividade física mínima recomendada por dia, e a Sociedade Brasileira de Pediatria estabelece que, até os 5 anos de idade, as crianças que conseguem andar sozinhas devem se exercitar por pelo menos 180 minutos por dia. A Associação America de Pediatria (AAP) relatou que muitos pais não dedicam um tempo específico diariamente à atividade física porque acreditam que seus filhos já a realizam sozinhos quando são muito ativos e andam de cima para baixo explorando, comendo ou brincando.

Sabemos que realizar uma atividade física é benéfico e necessário para o bom desenvolvimento das crianças. Aos dois anos, elas desenvolvem a coordenação motora grossa, o equilíbrio, a coordenação de pernas e braços e a sincronização visuoespacial brincando ativamente dentro ou fora de casa, com os pais ou outras crianças. Além disso, os benefícios do exercício vão muito além do desenvolvimento físico e motor. Os pesquisadores da Universidade de Montreal (2008) descobriram que o exercício precoce ajuda no desenvolvimento cognitivo dos estágios posteriores: regula as emoções, desenvolve o senso de domínio, melhora a consciência emocional, as habilidades de negociação e a inteligência espacial.

Agora que você sabe que a brincadeira ativa é muito importante para o desenvolvimento do seu filho, aqui estão algumas dicas e estratégias apropriadas para aproveitar ao máximo a atividade física.

– Se você está sem ideias, pense nas atividades físicas que o seu filho gosta e em quais áreas ou espaços abertos estão disponíveis perto da sua casa.

– Incentive-o a brincar livremente, deixando a imaginação guiar a brincadeira, ou jogar um jogo estruturado que tenha algumas instruções ou regras. Algumas opções divertidas são brincar de esconde-esconde, fazer bolhas e persegui-las, imitar o movimento dos animais, “Siga o Mestre”, dançar no ritmo da música, etc.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Caminhe com o seu filho e, ao invés de levá-lo no carrinho, deixe-o andar até que ele se canse.

– Ofereça brinquedos que incentivem a atividade física, como bolas, pipas, etc.

Para mais informações e ideias, confira estes links:

http://www.healthychildren.org/English/healthy-living/growing-healthy/Pages/assessment.asp http

http://www.health.gov.au/internet/main/publishing.nsf/content/9D831D9E6713F92ACA257BF0001F5218/$File/PA%20Rec%200-5%20yo%20-%20Web%20printable%20version.pd http

http://www.excellence-earlychildhood.ca/documents/parenting_2011-04.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Atividade física para crianças: Como, quanto e por quê?”

  1. Pingback: Como escolher brinquedos por idade - Kinedu Blog

Comentários encerrados.