Pontos chave:
- Conviver com animais fortalece a imunidade das crianças.
- Animais podem sentir ciúmes e agir agressivamente diante de um novo bebê.
- Treinar os animais, envolvê-los em rotinas e demonstrar afeto previne problemas.
- Ensinar cuidado e respeito aos animais promove uma boa convivência.
Sabemos que, às vezes, pode parecer que seu animal de estimação foi seu primeiro “bebê”. Fiéis e amáveis, os animais de estimação trazem muita alegria a uma família. Aqui estão algumas dicas para ajudar a criar uma relação harmoniosa entre seu animalzinho de estimação e seu bebê e evitar acidentes ao longo do caminho.
Às vezes, os cães que vivem com uma família há muito tempo podem ficar desconfiados ou com ciúmes quando um novo membro chega, o que pode levar a agressões. Por isso, tente ficar atenta aos sinais do seu animalzinho, tais como: pular em você, exigir sua atenção mais do que o habitual ou latir para o seu filho quando você estiver com ele.
Como posso evitar reações agressivas?
- Se seu animal de estimação for um cachorro, treine-o. Embora você possa achar que o adestramento é desnecessário, isso o tornará mais estável, previsível e menos propenso a machucar seu filho.
- Se for possível, antes de apresentar seu animalzinho ao seu bebê, mostre a ele uma das roupas usadas do seu filho, para que ele possa se acostumar com o cheiro.
- Animais de estimação são imprevisíveis, e nossos filhos também podem ser espontâneos. Por isso, esteja sempre presente e alerta quando seu animalzinho e seu bebê estiverem juntos no mesmo ambiente.
- Envolva seu animal de estimação quando estiver com o seu bebê. Seja carinhosa com ele enquanto cuida do seu filho.
- Se você notar qualquer agressão contra o seu filho, repreenda seu animalzinho imediatamente.
- Se você tiver um gato, coloque uma rede de proteção sobre o berço do seu bebê, para evitar visitas não supervisionadas.
- A preocupação com a segurança do seu bebê é importante, mas os cuidados com a higiene dele também são.
- Certifique-se de que seu animal de estimação foi vermifugado. Alguns parasitas podem ser passados de animais para bebês. Certifique-se também de que ele seja vacinado e esteja 100% saudável.
- Mantenha seu animalzinho limpo. Cuidado com pulgas e carrapatos, pois eles podem entrar em contato com a pele do seu filho.
- Se seu animal de estimação morder seu filho, apenas raspando a pele, você poderá tratar a ferida em casa. Lave-a bem com água fria, cubra com um curativo e verifique no dia seguinte para ver se há algum sinal de infecção.
- Se a ferida for profunda, lave-a da mesma forma, mas leve seu filho ao médico ou ao pronto-socorro imediatamente.
Animais de estimação podem trazer alegria para o lar. Bons laços afetivos entre bebês e animais de estimação são muito benéficos. Além disso, especialistas afirmam que crianças pequenas que vivem com animais de estimação desenvolvem um excelente sistema imunológico – acredita-se que isso esteja relacionado à descamação da pele dos animais e de alguns micróbios que os cães carregam no corpo. Contanto que você cuide da saúde do seu animalzinho e esteja sempre monitorando o seu bebê quando ele estiver por perto, não há nada para se preocupar!
Se você está pensando em comprar ou adotar um cachorro, é melhor ler muitos guias de cães e optar por uma raça recomendada para crianças pequenas. O mesmo vale para os gatos: escolha um bichano que melhor conviva com bebês e crianças.