X
X

Cinco maneiras de estimular o pensamento lógico matemático (STEM)

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Bebês nascem cientistas. Eles desenvolvem teorias sobre como o mundo funciona e aprendem constantemente por meio da observação, da exploração e de suas próprias experiências com o ambiente. De acordo com um novo relatório do Centro para a Criatividade Infantil no Bay Area Discovery Museum, bebês com menos de um ano de idade têm a capacidade cognitiva de compreender conceitos relacionados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM – a sigla resume os conceitos em inglês: science, technology, engineering, math). O truque para desenvolver essas habilidades é tornar-se mais intencional na forma como interagimos com nossos filhos.

Estas são algumas formas de promover habilidades de pensamento STEM em seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento
  • Dê a ele “brinquedos manipuláveis”. Esses brinquedos permitem que as crianças os transformem em outra coisa, dependendo de como brincam com eles. Por exemplo, um chocalho pode emitir sons fortes ou suaves, dependendo da intensidade com que é sacudido.
  • Participe de “jogos repetitivos”. Repetir as ações, como jogar um brinquedo e pegá-lo várias vezes, ajuda as crianças a aprender sobre conceitos complexos, como gravidade, causa e efeito.
  • Pratiquem os “quatro tipos de jogo”. A brincadeira de faz de conta estimula a criatividade e a imaginação; brincadeiras exploratórias permitem que as crianças realizem experimentos sobre seus arredores; o jogo guiado inclui interações e aprendizado com adultos; e o jogo livre permite que elas sejam independentes.
  • Pergunte “como”, “por que” e “o que” constantemente, para fazer com que o seu filho pense e questione suas experiências.
  • Introduza novas palavras ao vocabulário do seu filho. Use palavras avançadas e precisas desde cedo para descrever o que vocês estão fazendo.

Elizabeth Rood, diretora do Centro de Criatividade Infantil, aconselha os pais a não ficarem tão presos a ensinar seus filhos. Em vez disso, concentre-se em ter experiências com eles para aproveitar as maravilhas da matemática, da ciência e da engenharia que estão ao nosso redor.

 

J. M. (2018, 05 de março). Oito maneiras de introduzir as crianças ao STEM ainda jovens. Retirado 01 de maio de 2018, de http://hechingerreport.org/eight-ways-introduce-young-kids-stem-early-age/

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!