Durante a gravidez, ocorrem muitas mudanças no corpo da mulher, é como um turbilhão de transformações! Entre outras coisas, a flutuação hormonal faz com que os músculos do corpo e o sistema digestivo relaxem, levando a esses incômodos sintomas estomacais, como indigestão. A indigestão é uma visitante comum durante a gravidez e traz consigo uma série de outras sensações desagradáveis, como refluxo, dor, aumento na acidez e inchaço abdominal.
Conforme você avança na gravidez, há uma maior probabilidade de sofrer de indigestão. Isso acontece porque, à medida que o útero se expande para acomodar seu bebê em crescimento, ele exerce pressão sobre órgãos próximos, como o estômago e os intestinos. Toda essa pressão extra tende a dificultar a digestão. No terceiro trimestre, esses sintomas tendem a se intensificar, por isso é melhor se preparar e seguir algumas dicas para prevenir ou reduzir a indigestão.
Agora, a indigestão tem seu lado positivo. Sim, embora possa parecer contraditório, ela traz benefícios para o seu bebê! Veja bem, mesmo que cause desconforto para você, a lentidão do seu sistema digestivo dá ao seu bebê mais tempo para absorver os nutrientes necessários para se desenvolver. A indigestão retarda o movimento dos alimentos pelo sistema digestivo, permitindo que os nutrientes sejam absorvidos de forma mais tranquila em sua corrente sanguínea e, em seguida, transferidos para o seu bebê através da placenta.
Mas não se preocupe, há coisas que você pode fazer para se sentir melhor e aliviar esses sintomas desconfortáveis. Aqui estão algumas sugestões para uma boa digestão durante a gravidez:
Evite comer alimentos pesados: é melhor comer com moderação e em porções pequenas.
Tente cuidar do seu peso durante o primeiro trimestre, pois o ganho excessivo de peso pode aumentar os sintomas de desconforto estomacal.
Após comer, tente sentar com os pés elevados ou dar uma caminhada antes de deitar. Isso facilitará a digestão e ajudará você a se sentir melhor.
Espere pelo menos duas horas após o jantar antes de ir para a cama e tente fazer um jantar leve.
Evite bebidas gaseificadas: sabemos que elas podem ser tentadoras, mas as bolhas não são suas melhores amigas quando se trata de digestão. Portanto, é melhor optar por água ou infusões leves para se manter hidratada.
Lembre-se, essas são apenas algumas recomendações gerais; cada gravidez é única e diferente. Portanto, é essencial conversar com seu médico para receber recomendações personalizadas. Ele é a pessoa que conhece seu histórico médico e, portanto, pode fornecer orientações mais individualizadas.