Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu filho a se alimentar de forma independente

Pontos Chave:

  1. A alimentação independente envolve mais do que força muscular; depende muito da capacidade visual-espacial da criança para processar a localização dos alimentos e utensílios em relação ao corpo.
  2. Entre 3 e 4 anos, as crianças desenvolvem habilidades visuo-espaciais cruciais para a alimentação independente, e os pais podem apoiar isso oferecendo alimentos que possam ser segurados com os dedos e talheres infantis.

Derramar líquidos por conta própria usando as duas mãos ou cortar a comida e comer sozinho usando um garfo é muito mais complexo do que apenas ter força muscular e coordenação das mãos e dedos para segurar um copo ou talheres. Além das habilidades físicas necessárias, para comer de forma independente, a criança precisa da capacidade visuoespacial para identificar onde a comida e os talheres estão em relação ao seu corpo, especialmente as mãos e a boca, e coordenar os movimentos necessários para comer.

Entre os 3 e os 4 anos, as crianças desenvolvem continuamente a capacidade de organizar as informações que recebem através dos olhos, interpretá-las de acordo com o contexto em que se encontram, compará-las com experiências anteriores e integrá-las eficientemente aos movimentos corporais.

X
banner kinedu desenvolvimento

Se o seu filho ainda for muito pequeno, você notará que, a princípio, ele não mede bem a força de que precisa para segurar um garfo com a mão, e pode derrubá-lo com a comida ou segurá-lo com tanta força, que movê-lo se torna muito difícil. Mesmo que ele se esforce muito para comer sozinho e pegar o garfo, você verá que, às vezes, ele falha ao tentar levar a comida até a boca.

Leve em conta a complexidade da tarefa que o seu filho está realizando e ajude-o a desenvolver a coordenação olho-mão, dando-lhe, desde cedo, alimentos que ele possa segurar com a mão, talheres infantis, copos com alça e pratos que se prendem à mesa sempre que possível. E o mais importante de tudo, incentive o seu filho a tentar ser o mais independente possível e apoie-o quando ele se sentir frustrado.

Artigos Relacionados