X
X

Como ajudar a criança a aceitar novos alimentos?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Pelo fato de os sentidos, a personalidade e as habilidades cognitivas das crianças estarem em desenvolvilmento, é normal que muitas delas tenham preferências bastante rígidas na hora de comer e resistam a texturas e sabores desconhecidos quando vão experimentar coisas novas. Portanto, é necessário que você considere o estágio de desenvolvimento do seu filho quando quiser introduzir novos alimentos, para tornar a experiência positiva e ajudar a estimular as habilidades emocionais, verbais e físicas dele.

Com este desafio em mente, listamos algumas ideias para introduzir com sucesso novos alimentos na dieta do seu filho:

– Leiam juntos um livro que cite o novo alimento e falem sobre suas características antes de experimentá-lo na vida real.

– Certifique-se de que o seu filho tenha uma boa postura para comer, evitando que ele fique desconfortável ou ocupado tentando se ajeitar.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Peça para o seu filho ajudar a preparar a comida. Cozinhar juntos não será apenas uma experiência interessante e positiva, mas está provado que estimula a autoconfiança e motiva as crianças a experimentarem o que elas prepararam.

– Leve em conta a temperatura ideal do prato, e certifique-se de que ele não esteja quente demais.

– Crianças aprendem vendo os adultos fazendo. Mostre a ele que comer coisas novas é seguro e divertido.

– Avalie a textura do novo alimento. Muitas crianças não gostam de coisas fibrosas ou irregulares, ou alimentos que devem ser mastigados por muito tempo.

– Faça uma apresentação interessante. Você pode usar diferentes cores e formas. Use vegetais e frutas coloridas, sirva a fruta de formas diferentes, corte um sanduíche em quadrados ou triângulos, etc.

– Introduza um novo alimento de cada vez, acompanhado de comidas saudáveis e já conhecidas, evitando que tudo seja novo demais para ele. Pequenos passos podem fazê-lo chegar longe.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!