Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar a desenvolver a memória do seu filho

Pontos chave:
1. O desenvolvimento da memória em crianças está intimamente relacionado ao conhecimento e experiências prévias delas.
2. A capacidade de uma criança para codificar memórias e lembrar delas melhora à medida que seu conhecimento prévio cresce.
3. Envolver seu pequeno em brincadeiras e experiências sensoriais irá melhorar as habilidades de memória dele.
4. Música, imagens e um sono de qualidade desempenham papéis cruciais no aumento da memória da criança.

Por experiência própria, você sabe que a memória não apenas é algo que deve ser constantemente exercitado, mas também está diretamente relacionada ao que conhecemos e aprendemos. Por exemplo, aprender uma nova língua é muito mais fácil se você já é fluente em mais de um idioma. Da mesma forma, a capacidade do seu filho de codificar novas memórias e lembrar delas corretamente cresce à medida que seu conhecimento de mundo se expande. De acordo com as orientações sobre os estágios iniciais do desenvolvimento da Academia Americana de Pediatria (AAP), entre três e quatro anos de idade, o desenvolvimento cognitivo do seu filho aumenta exponencialmente à medida que ele aprende a falar, compreende relações e diferenças entre objetos e aprende conceitos como tempo, tamanho, forma, etc. Portanto, espera-se que sua memória também aumente rapidamente durante esse período.

Listamos abaixo algumas ideias para estimular a memória do seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Brinquem juntos. Jogos simples, como “Eu Espio”, são ótimos para estimular a memória, principalmente se você mantiver o seu filho interessado usando seus brinquedos e personagens favoritos.

– Use os sentidos. Quando a informação é processada por vários sentidos, o cérebro pode memorizar um evento ou situação mais facilmente.

– Utilize a música como recurso. Canções são excelentes ativadores de memória. Ajude o seu filho a memorizar, cantando juntos e pedindo para ele completar a letra da música.

– Vejam fotos de eventos ou viagens familiares. Ajude-o a identificar os membros da família ou peça para ele dizer o que vocês fizeram naquele dia.

– Lembre-se que o sono é necessário para armazenar novas memórias. Segundo a AAP, crianças pequenas precisam dormir entre 11 e 13 horas por dia, incluindo o tempo de cochilo.

Artigos Relacionados