X
X

Como ajudar a desenvolver a memória do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Por experiência própria, você sabe que a memória não apenas é algo que deve ser constantemente exercitado, mas também está diretamente relacionada ao que conhecemos e aprendemos. Por exemplo, aprender uma nova língua é muito mais fácil se você já é fluente em mais de um idioma. Da mesma forma, a capacidade do seu filho de codificar novas memórias e lembrar delas corretamente cresce à medida que seu conhecimento de mundo se expande. De acordo com as orientações sobre os estágios iniciais do desenvolvimento da Academia Americana de Pediatria (AAP), entre três e quatro anos de idade, o desenvolvimento cognitivo do seu filho aumenta exponencialmente à medida que ele aprende a falar, compreende relações e diferenças entre objetos e aprende conceitos como tempo, tamanho, forma, etc. Portanto, espera-se que sua memória também aumente rapidamente durante esse período.

Listamos abaixo algumas ideias para estimular a memória do seu filho:

– Brinquem juntos. Jogos simples, como “Eu Espio”, são ótimos para estimular a memória, principalmente se você mantiver o seu filho interessado usando seus brinquedos e personagens favoritos.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Use os sentidos. Quando a informação é processada por vários sentidos, o cérebro pode memorizar um evento ou situação mais facilmente.

– Utilize a música como recurso. Canções são excelentes ativadores de memória. Ajude o seu filho a memorizar, cantando juntos e pedindo para ele completar a letra da música.

– Vejam fotos de eventos ou viagens familiares. Ajude-o a identificar os membros da família ou peça para ele dizer o que vocês fizeram naquele dia.

– Lembre-se que o sono é necessário para armazenar novas memórias. Segundo a AAP, crianças pequenas precisam dormir entre 11 e 13 horas por dia, incluindo o tempo de cochilo.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!