Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar seu filho a desenvolver a autoconsciência

Pontos chave:

  1. O desenvolvimento da autoconsciência é crucial para os relacionamentos futuros e para a saúde mental das crianças.
  2. Por volta dos quatro anos, as crianças começam a trabalhar no desenvolvimento da autonomia e na compreensão de que são seres humanos diferentes.
  3. Os pais podem ajudar a desenvolver a autoconsciência dos filhos, percebendo e processando as suas emoções, ajudando-os a compreender as relações entre sentimentos e ações, modelando empatia e comunicação e nomeando sentimentos.
  4. Nomear as emoções pode ajudar as crianças a compreender e processar melhor o que sentem.

À medida que o seu filho deixa de ser um bebê e passa a ser uma criança em idade pré-escolar, você notará, entre outras coisas, mudanças muito importantes em suas habilidades de autoconsciência. Em outras palavras, ele será capaz de dizer e entender o significado do próprio nome, idade e sexo, assim como conhecer melhor o que ele gosta e o que não gosta. As habilidades de autoconsciência do seu filho são aquelas que, no futuro, permitirão que ele entenda que é uma pessoa completa, única e independente, com seus próprios pensamentos e emoções. Esse conjunto de habilidades é crucial para estabelecer e manter relacionamentos interpessoais e levar uma vida feliz e saudável.

Em 1991, o professor Jerome Kagan, da Universidade de Harvard, publicou um artigo na revista Developmental Review sobre como as crianças desenvolvem o conceito da própria identidade. Nele, o professor estabelece que o autoconhecimento é o nosso entendimento de que somos um ser humano independente, com corpo, mente e ações que são separadas daquelas realizadas por outras pessoas. À medida que se aproximam dos quatro anos de idade, as crianças trabalham para desenvolver a autonomia, conforme estabelecido pelas etapas de desenvolvimento psicossocial propostas por Erick Erickson na década de 1950.

X
banner kinedu desenvolvimento

Aqui estão algumas dicas que ajudarão você a exercitar as habilidades de autoconsciência do seu filho:

– Preste atenção, aceite a grande variedade de emoções que o seu filho sente e ajude-o a processá-las.

– Ajude-o a entender a relação que existe entre como ele se sente e o que ele está fazendo.

– Seja um exemplo de empatia, liberdade de expressão e comunicação.

– Nomeie as emoções. Elas são complexas e, à medida que as crianças em idade pré-escolar começam a entender o significado delas, precisam de ajuda para identificá-las. Ficar triste porque choveu e não conseguiu sair para brincar é muito mais fácil de assimilar do que apenas se sentir mal e não ter o vocabulário necessário para entender o que está sentindo.

Artigos Relacionados