X
X

Como alimentar meu bebê prematuro?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Se seu bebê nasceu antes da 34ª semana, é provável que o corpo dele não tenha terminado de desenvolver os mecanismos de sucção e deglutição. Mas não se preocupe! Os bebês têm uma habilidade inata de aprender a fazer isso, mas precisam de tempo e ajuda. Por isso, os médicos podem inserir um tubo gástrico pela boca do seu bebê, para fornecer a quantidade de leite necessária para seu crescimento.

Existem fórmulas especiais para bebês prematuros, mas, de acordo com especialistas, é melhor usar o leite materno, pois ele contém todos os nutrientes de que o bebê precisa. Graças à sabedoria do corpo, o leite que você produz quando seu bebê é prematuro contém calorias, vitaminas e proteínas personalizadas para seu crescimento! Ele também contém anticorpos, prebióticos e nutrientes que ajudam a construir seu sistema imunológico.

X
banner kinedu alimentação bebê

Para alimentar seu bebê com leite materno, é necessário extraí-lo manualmente ou por meio de uma bombinha. Para garantir o fluxo contínuo de leite, ele deve ser extraído cerca de oito vezes por dia. Uma boa dieta e descanso são importantes para ter uma boa produção de leite. Quando seu bebê não precisar mais do tubo gástrico, você poderá usar um relactador, que consiste em um recipiente para armazenar leite materno e um tubo fino que deve ser fixado no seio. Depois de colocar o relactador, você precisará ajustá-lo ao mamilo e inseri-lo no canto da boca do seu filho. Este método é bastante útil para o período em que o bebê está aprendendo a sugar o leite. Outra maneira de estimular a sucção é usar uma mamadeira contendo seu leite. Você pode usar este método para estimular o reflexo de sucção, e, quando o seu bebê estiver pronto, você poderá iniciar a transição para a amamentação.

Seja qual for a técnica escolhida, quando seu bebê dominar o mecanismo de sucção, ele terá maior probabilidade de sugar o mamilo. Tenha paciência! Lembre-se de que cada bebê tem seu próprio ritmo.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!