X
X

Como aplicar a disciplina positiva na criação do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Em 1999, o psicólogo e pesquisador Matthew Sanders, da Universidade de Queensland, na Austrália, publicou um famoso artigo na revista Clinical Child and Family Psychology Review, no qual apresentou a primeira evidência sobre as estratégias práticas e as atitudes que os pais devem adotar para estimular o desenvolvimento socioafetivo dos seus filhos.

Com base nestas descobertas, listamos princípios de disciplina positiva que você pode implementar com o seu filho:

– Proporcione a ele um ambiente seguro e interessante, que ofereça muitas oportunidades para explorar, brincar e ser criativo.

– Crie um ambiente de aprendizado positivo. Responda aos seus pedidos de ajuda, conselhos e cuidados de forma consciente. Demonstre interesse e seja solícito para ajudá-lo a explorar e tentar fazer as coisas com mais independência (por exemplo, tirar a roupa, usar um garfo para comer, etc.).

X
banner kinedu desenvolvimento

– Use a disciplina assertiva. Ao invés de gritar, ameaçar ou usar punição física quando se sente sobrecarregado ou frustrado com a atitude desafiadora do seu filho, tente fazer o seguinte: estabeleça e fale sobre as regras que devem ser seguidas em situações específicas, mantenha as consequências lógicas, use os tempos de silêncio ou descanso, dê instruções adequadas para a idade dele e faça perguntas de maneira clara e calma.

– Tenha expectativas realistas. Leve em conta o desenvolvimento das diferentes áreas socioafetivas do seu filho.

– Cuide-se. Embora pareça que você não tem tempo para mais nada, ser mãe ou pai é apenas uma parte de quem você é, e o seu bem-estar é muito importante. Tire um tempo para cuidar de si mesmo, estar em contato com as suas emoções e a sua vida interior. Peça ajuda da sua rede de apoio quando precisar.

Para ler mais sobre este tema e ver mais ideias de como implementar a disciplina positiva em casa, visite o seguinte link:

http://www.nspcc.org.uk/globalassets/documents/advice-and-info/positive-parenting.pdf

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!