Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como aplicar a disciplina positiva na criação do seu filho

Pontos chave:

  1. A pesquisa de Matthew Sanders em 1999 forneceu estratégias práticas para o desenvolvimento social e emocional das crianças.
  2. Estratégias de parentalidade positiva para crianças em idade pré-escolar incluem um ambiente seguro, aprendizagem independente, disciplina assertiva e expectativas realistas.
  3. Abordagens disciplinares devem se concentrar em regras, consequências lógicas, momentos de reflexão e instruções claras.
  4. O autocuidado e o bem-estar emocional são cruciais para uma parentalidade eficaz.

Em 1999, o psicólogo e pesquisador Matthew Sanders, da Universidade de Queensland, na Austrália, publicou um famoso artigo na revista Clinical Child and Family Psychology Review, no qual apresentou a primeira evidência sobre as estratégias práticas e as atitudes que os pais devem adotar para estimular o desenvolvimento socioafetivo dos seus filhos.

Com base nestas descobertas, listamos princípios de disciplina positiva que você pode implementar com o seu filho:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Proporcione a ele um ambiente seguro e interessante, que ofereça muitas oportunidades para explorar, brincar e ser criativo.

– Crie um ambiente de aprendizado positivo. Responda aos seus pedidos de ajuda, conselhos e cuidados de forma consciente. Demonstre interesse e seja solícito para ajudá-lo a explorar e tentar fazer as coisas com mais independência (por exemplo, tirar a roupa, usar um garfo para comer, etc.).

– Use a disciplina assertiva. Ao invés de gritar, ameaçar ou usar punição física quando se sente sobrecarregado ou frustrado com a atitude desafiadora do seu filho, tente fazer o seguinte: estabeleça e fale sobre as regras que devem ser seguidas em situações específicas, mantenha as consequências lógicas, use os tempos de silêncio ou descanso, dê instruções adequadas para a idade dele e faça perguntas de maneira clara e calma.

– Tenha expectativas realistas. Leve em conta o desenvolvimento das diferentes áreas socioafetivas do seu filho.

– Cuide-se. Embora pareça que você não tem tempo para mais nada, ser mãe ou pai é apenas uma parte de quem você é, e o seu bem-estar é muito importante. Tire um tempo para cuidar de si mesmo, estar em contato com as suas emoções e a sua vida interior. Peça ajuda da sua rede de apoio quando precisar.

Artigos Relacionados