Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como as crianças aprendem a falar

Pontos chave:

  1. A aquisição de linguagem é um processo complexo, que envolve desenvolvimento cognitivo e físico.
  2. Fonemas são as unidades de sons da fala em cada idioma.
  3. As crianças adquirem fonemas entre os 24 e os 60 meses de idade.
  4. A exposição a palavras faladas ajuda as crianças a distinguir e reproduzir fonemas.

Nós, adultos, dominamos tão bem o português, que esquecemos da frustração de não poder comunicar desejos e necessidades. Na verdade, aprendemos novas palavras depois de sermos expostos a elas algumas vezes, e o único momento em que temos dificuldade para articular um som é quando falamos uma língua estrangeira. As crianças pequenas, por outro lado, estão acostumadas com a dificuldade de tentar dizer alguma coisa sem ter palavras suficientes ou a capacidade de pronunciá-las.

A aquisição da linguagem é um processo muito complexo. Por um lado, envolve o desenvolvimento cognitivo da simbolização de um objeto por meio de um sistema de sinais escritos ou orais. Por outro lado, requer os aspectos físicos necessários para produzir sons específicos usando lábios, dentes, palato, mandíbula, respiração e cordas vocais; e então articular esses sons em uma variedade de combinações e sequências.

X
banner kinedu desenvolvimento

Em todas as línguas, as unidades de som da fala são chamadas de fonemas. Cada idioma tem um sistema específico de sons e fonemas com vários níveis de dificuldade de pronúncia. Consequentemente, as crianças adquirem fonemas em diferentes idades. De acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP), este processo ocorre principalmente entre os 24 e os 60 meses de idade, embora aos quatro anos muitas crianças já dominem a maior parte dos sons da sua língua materna, frequentemente com excepção do fonema /r/, que é mais difícil de pronunciar.

Em 1971, os terapeutas linguísticos identificaram uma correlação importante entre a capacidade das crianças em idade pré-escolar de detectar e distinguir diferentes sons falados e a capacidade de reproduzi-los ao falar. De acordo com um artigo publicado no British Journal of Disorders of Communication, a melhor maneira de estimular a pronúncia e a produção fonêmica do seu filho é expô-lo constantemente à comunicação oral.

Artigos Relacionados