Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como as crianças aprendem a classificar objetos por forma e função

Pontos chave:
1. Aos 3-4 anos de idade, as crianças começam a entender as características e propriedades dos objetos.
2. Elas passam da identificação de formas e cores para a compreensão de qualidades abstratas e usos dos objetos.
3. Um estudo mostrou que crianças de 4 anos são capazes de relacionar objetos por forma e função, enquanto as de 3 anos têm dificuldades com as relações funcionais.
4. Crianças de 36 a 48 meses apresentam desenvolvimento mensurável no pensamento abstrato e habilidades cognitivas.

Você já se perguntou como uma criança de 3 ou 4 anos entende as características ou propriedades de um objeto? Ou quando o seu filho usa o garfo para pegar a comida e comer sozinho, ele realmente entende como o talher é usado ou está apenas imitando você? Em que ponto esse marco do desenvolvimento cognitivo é alcançado? Neste artigo, vamos falar sobre como a capacidade de encontrar relações e padrões entre objetos, características físicas e propriedades abstratas se desenvolve.

X
banner kinedu desenvolvimento

Aos 3 anos, as crianças continuam aprendendo a identificar e classificar os objetos por cor, forma ou outras características. Entre 3 e 4, elas começam a desenvolver uma compreensão mais complexa dos objetos e qualidades abstratas, como devem ser usados e para que servem. Crianças mais velhas e adultos, por outro lado, pensam automaticamente em termos de função e uso, e entendem a complexa relação entre causa e efeito.

Uma equipe de pesquisadores e psicólogos da Universidade da Califórnia, em San Diego, da Universidade Vanderbilt e da Universidade de Minnesota estudou quando e como as crianças em idade pré-escolar começam a usar informações abstratas para relacionar os objetos cotidianos que as cercam. Em 2002, realizaram uma investigação na qual deram utensílios de cozinha comuns a crianças de 3 e 4 anos, pediram que os classificassem por forma e função e observaram as reações das crianças.

Eles descobriram que crianças de 4 anos não tiveram nenhum problema em seguir qualquer uma das duas regras, enquanto as de 3 anos não souberam ordenar os objetos de acordo com a função. No entanto, quando nenhuma instrução foi dada, as crianças mais velhas costumavam ordenar as coisas pela forma, a menos que fossem instruídas para fazer de outro jeito. Isso mostra que, nessa idade, muitas crianças já entendem tanto a forma quanto a função dos objetos aos quais estão expostas regularmente. Eles concluíram que, entre 36 e 48 meses de idade, as crianças continuam a desenvolver seu pensamento conceitual e abstrato, e que as habilidades cognitivas variam muito ao longo dos meses.

Artigos Relacionados