Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como se comunicar com seu filho de forma acolhedora

Pontos chave:

  1. Entre os 36 e os 48 meses, as crianças atingem marcos importantes na comunicação, que são essenciais para o desenvolvimento linguístico e social.
  2. A comunicação positiva e eficaz com as crianças estabelece a base para construir relacionamentos fortes.
  3. Incentive a compreensão e o respeito pela independência da criança, ensinando formas apropriadas de interação.
  4. Faça da comunicação algo divertido e evite sobrecarregar seu filho com correções, focando na clareza e na diversão.

Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), as crianças atingem marcos importantes do desenvolvimento comunicativo entre os 36 e os 48 meses de idade. Isso significa que o que o seu filho consegue compreender e a complexidade do que ele expressa também se desenvolve exponencialmente. A comunicação não é importante apenas para o desenvolvimento da linguagem, mas também para as habilidades socioafetivas das crianças. A comunicação positiva e eficaz definirá as bases com as quais estabelecerão e consertarão seus relacionamentos interpessoais.

Seguindo as recomendações do Departamento de Desenvolvimento da Primeira Infância da Universidade de Nebraska-Lincoln, os pais devem praticar a comunicação positiva com seus filhos desde cedo. Eles enfatizam que o desenvolvimento infantil se beneficia muito com a comunicação aberta, respeitosa, honesta, direta e amigável, independentemente do assunto abordado.

X
banner kinedu desenvolvimento

Estas são algumas dicas práticas que estão no livro “The Big Book of Parenting”, da doutora em Educação Michele Borba:

– Entenda o “não” como uma forma de afirmação da independência recém-descoberta do seu filho. As crianças vivem em um mundo cheio de pessoas grandes, sentem coisas que não sabem como lidar e tentam expressar sentimentos e ideias sem possuir habilidades linguísticas suficientes. Então, é de se esperar que elas desejem ter algum controle sobre as suas vidas e desafiar os adultos. Não leve para o lado pessoal, e ensine a maneira correta de interagir. Explique que é indelicado ser rude e dê ao seu filho a oportunidade de tomar decisões no dia a dia.

– Não espere que o seu filho internalize imediatamente todas as boas maneiras. Com três ou quatro anos, ele ainda é muito jovem para controlar os próprios impulsos. Então, se lhe incomoda que o seu filho fale muito alto no cinema, entenda que é normal, e aproveite que as crianças gostam de imitar os outros e sussurre “Fale em voz baixa, assim”. Em casa, pratique este e outros comportamentos alternativos, para que tudo fique mais fácil na próxima vez que vocês forem à biblioteca.

– Torne a conversa divertida, ao invés de pressioná-lo. Algumas crianças ficam frustradas ou envergonhadas quando recebem muitas instruções ou correções. Não preste muita atenção aos erros, e simplesmente repita as palavras claramente quando tiver a oportunidade.

Artigos Relacionados