X
X

Como cores e formas constroem as habilidades cognitivas do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

As diretrizes publicadas pela Academia Americana de Pediatria (AAP) sugerem que, entre dois e três anos de idade, as crianças aprendem a discriminar, entre muitas outras características, a forma e as cores de um objeto. Esta é uma tarefa difícil de dominar para uma criança pequena, porque, para aprender a reconhecer as figuras e cores dos objetos do cotidiano, ela deve ser capaz de reconhecer a semelhança entre as cores e entre as formas.

Psicólogos cognitivos dizem que, para aprender sobre figuras e cores, e usar esse conhecimento ao longo da vida, um processo de três etapas é realizado: 1) identificar o objeto e suas qualidades, 2) reconhecer essas qualidades em experiências passadas e 3) categorizar o objeto abstraindo uma de suas características. Como adultos, fazemos isso em um piscar de olhos, mas é um processo muito complexo para uma criança pré-escolar. Por exemplo, um biscoito, a almofada da cadeira, um bloco de brinquedo e um livro se parecem com um quadrado e, portanto, fazem parte da mesma categoria. No entanto, eles não têm exatamente a mesma forma e têm muitas características destoantes, que a criança deve ignorar usando o raciocínio abstrato.

X
banner kinedu desenvolvimento

Quando o seu filho aprende a distinguir as cores básicas e identificar as diferentes figuras, o que parece um jogo muito simples e repetitivo está, na verdade, definindo a base para uma grande variedade de habilidades: linguagem, atenção, memória, integração da informação, raciocínio conceitual e pensamento abstrato.

Pesquisadores como Alfredo Pereira, do Departamento de Ciências Psicológicas e do Cérebro da Universidade de Indiana, sugeriram que quando as crianças se aproximam dos três anos, as habilidades de reconhecimento e classificação deixam de se concentrar nas diferentes partes do objeto e passam a vê-lo como um todo. Ou seja, uma criança de 22 meses classificará um cavalo de brinquedo com rodas ao invés de cascos como um carrinho, mas é provável que, aos 28 meses, a mesma criança identifique o brinquedo como um cavalo.

Para ideias sobre como ajudar o seu filho a aprender a reconhecer formas e cores, consulte o catálogo de atividades do Kinedu na seção “Aprendizado sobre Formas e Cores”.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!