Pontos chave:
1. As unhas do bebê crescem rápido pois seus dedos são pequenos. Corte-as para evitar coceiras e machucados e mantenha as unhas sempre curtas.
2. Cortar as unhas do bebê é simples. Cante ou use um brinquedo para acalmá-lo. Corte após o banho, quando relaxado, ou durante o sono com ajuda.
3. Use um cortador pequeno ou tesoura de bebê. Pressione o dedo antes de cortar para evitar machucar. Não use os dentes, pois causa infecções.
4. As unhas dos pés crescem devagar, corte 1-2 vezes por mês. São macias e fáceis de cortar. Peça ajuda para cortar as unhas dos pés se necessário.
As unhas do seu bebê provavelmente parecem crescer muito rápido – isso se deve aos dedinhos minúsculos dele! Você pode estar se perguntando se deveria cortá-las: a resposta é sim, pois, ao fazer isso, você evita que ele se coce e se machuque. Isso pode parecer um pouco desafiador, especialmente se seu bebê se mexe muito, mas, antes que você fique nervosa, saiba que as unhas dele são tão finas, que cortá-las pode ser bem fácil! Para evitar machucar seu bebê, você pode cortar as unhas depois do banho – quando ele está calmo e relaxado – ou quando ele estiver dormindo. O risco de cortar as unhas do seu bebê enquanto ele está dormindo é que ele pode acordar. Se isso não for um problema para você, vá em frente! No entanto, se você preferir não perturbar o sono dele, peça para alguém segurar a mão dele enquanto você corta as unhas, mantendo-o imóvel. Você pode cortá-las usando um cortador de unhas pequeno ou uma tesoura especial para bebês. Para evitar cortar a pele do seu bebê, primeiro pressione a ponta do dedo para trás, e depois corte a unha. Lembre-se de evitar usar os dentes, pois isso pode causar infecções.
E as unhas dos pés?
As unhas dos pés crescem mais lentamente do que as das mãos, então você só precisa cortá-las uma ou duas vezes por mês. Neste estágio, as unhas do seu bebê são muito macias e fáceis de cortar. Você pode cortá-las da mesma maneira que corta as das mãos, pedindo para alguém ajudá-la, se necessário.