Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como incentivar comportamentos positivos nas crianças?

Pontos chave:

  1. As crianças respondem mais às ações do que às palavras; o que você faz é o que mais importa.
  2. Reforçar comportamentos positivos é crucial para mudar comportamentos indesejados de forma eficaz.
  3. Em vez de ceder a um comportamento indesejado, encoraje e modele o comportamento desejado.
  4. A consistência e a paciência são fundamentais ao mudar a forma como as crianças respondem aos limites e às regras.

Todos nós fazemos isso no dia a dia – reforçamos, acidentalmente, os comportamentos de que não gostamos. A boa notícia é que não é tarde demais para mudar isso! Com os nossos filhos, principalmente os menores de 5 anos, as atitudes realmente falam mais alto do que as palavras. Seu filho responderá ao que você faz mil vezes mais do que ao que você diz (* veja o gráfico acima). Então, sim, você pode dizer “nós não jogamos”, mas essas palavras não significarão nada se as suas ações não forem correspondentes. Se o comportamento indesejado do seu filho foi eficaz em satisfazer as necessidades dele, ele continuará. Assim, no exemplo acima, ao invés vez de jogar a tigela para conseguir mais comida, ele deverá lhe entregar a tigela, dizer “quero mais” ou apontar para a comida que deseja. Não devemos encher a tigela até que a criança imite o comportamento que ensinamos e demonstramos.

Vamos dar uma olhada em alguns exemplos da vida real.

X
banner kinedu desenvolvimento

O combo “birra e choro falso”
Seu filho faz birra ou finge o choro para obter algo que ele deseja. Você explica: “isso machuca meus ouvidos” ou “você pode usar uma voz de menino grande”. Mas, se você der ao seu filho o item desejado depois da birra ou do choro forçado, ele aprenderá que essa é uma ótima maneira de conseguir as coisas. Ao invés disso, espere que seu filho repita o pedido com uma “voz de menino grande”, e só então entregue o item a ele.

Segurando as mãos
Seu filho arranca coisas das mãos de outras pessoas. Você diz “Isso não foi legal”. No entanto, se o seu filho conseguir manter o objeto que ele pegou, ter tido essa atitude terá funcionado para ele. Ao invés disso, faça com que ele devolva o objeto e, em seguida, peça-o à pessoa de quem ele o pegou.

A resposta “não”
Seu filho grita, faz birra ou joga os objetos depois que você estabelece um limite. Estabelecer um limite pode ser algo como dizer “È hora de arrumar a bagunça”, ou mesmo dizer “não” a um pedido dele. Se seu filho fizer malcriação e você concordar em negociar os termos do limite que acabou de estabelecer, então, infelizmente, o comportamento negativo dele funcionou. Ao invés disso, seja firme ao estabelecer limites, e ofereça ao seu filho duas alternativas com as quais você se sinta confortável. Por exemplo, você pode dizer “Mamãe disse que não é hora de comer biscoitos. Você pode comer uma maçã ou palitinhos de cenoura – você escolhe”.

Conclusão
Não importa qual seja o comportamento indesejado, é importante se concentrar em mudar a ação para reforçar comportamentos positivos. É maravilhoso usar uma linguagem simples e encorajadora, mas, neste caso, as ações são mais importantes. Isso é especialmente verdadeiro se o seu filho estiver com as emoções à flor da pele, pois é muito difícil processar a linguagem nestes momentos.

O objetivo é fazer com que o seu filho faça outra coisa e, então, reforçar esse novo comportamento. Você terá que demonstrar esse novo comportamento e fazer com que seu filho a imite, de modo a reforçar adequadamente as coisas boas. Você está mudando o jogo, por isso, é importante dar o exemplo, repeti-lo e ir devagar, para que o seu filho tenha tempo de se adaptar às novas regras. O segredo é permanecer consistente e atento, para que você consiga continuar reforçando os novos comportamentos positivos ao invés dos comportamentos reativos indesejados.


Molly Dresner é patologista e terapeuta da linguagem com base em Nova York. Ela recentemente publicou seu livro The Speech Teacher’s Handbook, um guia interessante com dicas práticas e atividades simples para os pais ajudarem seus filhos.

Artigos Relacionados