X
X

Como detectar um atraso no desenvolvimento da linguagem

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Os anos pré-escolares são um período de muitas variações nos níveis de aquisição de linguagem das crianças. Algumas desenvolvem a linguagem em um ritmo constante, outras não. Algumas crianças falam muito mais do que outras, mas isso não significa que elas sejam mais inteligentes ou tenham um vocabulário mais rico. Simplesmente, as crianças mais caladas são mais seletivas ao falar. Essas diferenças de desenvolvimento tendem a se estabilizar quando as crianças atingem a idade escolar, mas, às vezes, isso não acontece, e pode haver um atraso na aquisição da linguagem.

Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), aos dois anos, as crianças devem ser capazes de:

– Apontar muitas partes do corpo e objetos do cotidiano.

– Apontar para imagens em um livro.

– Obedecer a instruções individuais sem precisar ver gestos ilustrativos. Por exemplo: “Pegue os seus sapatos”.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Falar entre 50 e 100 palavras .

– Dizer frases de duas palavras, como “pai, vem” ou “quero mais”.

– Formar algumas frases de três palavras, como “eu quero água” ou “você vai embora”.

– Ser compreendidas por outras pessoas em algumas ocasiões.

Quando as crianças têm problemas em sua linguagem receptiva (entender palavras), elas podem ter dificuldade em entender o que os gestos significam, em seguir instruções, responder perguntas, apontar para objetos ou imagens ou entender como a fala se transforma em uma conversa. Por outro lado, quando as crianças têm problemas com a linguagem expressiva (a capacidade de falar), elas podem ter dificuldade em fazer perguntas, nomear objetos, usar gestos, construir frases, aprender canções e rimas, usar pronomes corretamente, conversar e mudar a maneira de falar dependendo da pessoa e da situação. Muitas crianças costumam ter problemas para falar e entender.

Às vezes, um atraso na aquisição de linguagem é algo temporário, que desaparece com o tempo e com a ajuda de familiares e amigos. Incentive o seu filho a conversar e tenha paciência. Se você está preocupado que ele tenha um problema de desenvolvimento de linguagem, fale com o seu pediatra. A primeira coisa que ele fará é verificar se não há nenhum problema físico que esteja atrasando a aquisição da linguagem, como um problema auditivo. Feito isso, você poderá ser encaminhado a um fonoaudiólogo, que ajudará o seu filho a aprender a se comunicar.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!