Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ensinar a criança a se vestir sozinha

Pontos chave:

  1. Aprender a se vestir de forma independente é uma habilidade importante que as crianças podem começar a apresentar entre os 36 e os 48 meses.
  2. Vestir-se de forma independente desenvolve a coordenação motora fina e grossa, a memória, a concentração e outras habilidades.
  3. Incentive uma experiência positiva de se vestir para promover cooperação e confiança em seu filho.
  4. Ensine-o primeiro a se despir, escolha roupas adequadas para o clima e explique a diferença entre roupas limpas e sujas.

Para muitos pais, vestir uma criança em idade pré-escolar é uma das causas de estresse matinal. Às vezes, você está com pressa e o seu filho se recusa a vestir o casaco e faz birra, talvez ele decida que quer usar três pares de meias naquele dia ou abotoe o casaco errado e se sinta traído quando você corrigir o erro dele. Diante desta situação, você pode ficar tentado a continuar vestindo o seu filho, afinal, ele ainda está tendo dificuldades e pode ser muito cedo para começar a exercitar as habilidades necessárias para se vestir sozinho.

No entanto, aprender a se vestir de forma independente é uma habilidade muito importante para uma criança, e pode começar a ser exercitada entre 36 e 48 meses de idade. Superar desafios como tirar a roupa, abrir zíperes grandes, calçar sapatos ou abotoar e desabotoar botões permite que o seu filho desenvolva muitas novas habilidades. Por exemplo, ele exercita diferentes áreas, como as coordenações motoras fina e grossa, ao controlar os movimentos das mãos e dos dedos, ou como a memória, ao lembrar os passos a seguir e a ordem de colocar ou tirar as roupas. Ele também expande seus períodos de atenção e aprende por meio da experiência sobre formas e cores, isso sem mencionar a autoconsciência, o senso de realização e a autoconfiança que são construídos enquanto ele se veste.

Aqui estão algumas dicas sobre como ajudar o seu filho a aprender a se vestir sozinho:

X
banner kinedu desenvolvimento

– Apoie-o e reconheça seu progresso. Se você fizer com que se vestir seja algo positivo, é mais provável que ele queira cooperar.

– Ensine-o primeiro a se despir, o que requer menos coordenação.

– Deixe que ele pratique quando não estiver com pressa, e estabeleça um período razoável para ele terminar de se vestir.

– Permita que ele escolha entre várias opções adequadas para o clima do dia, converse com ele sobre o clima e sobre sua relação com as roupas que ele irá usar.

– Explique a diferença entre roupas limpas e roupas sujas e diga onde colocar cada uma delas.

Artigos Relacionados