X
X

Como ensinar meu filho a se vestir

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

À medida que seu filho cresce, ele ganhará habilidades que lhe permitirão ser mais independente. Nesse estágio, cada nova experiência de aprendizado é crucial, pois o ajuda a se adaptar ao mundo ao seu redor. Depois do primeiro aniversário, as crianças começam a adquirir novas habilidades que lhes permitem confiar um pouco mais em si mesmas. Uma dessas habilidades é começar a se vestir, o que acontece por volta dos 24 meses. Cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo – algumas crianças podem começar mais cedo, e outras, mais tarde. A maioria das crianças adquire este e outros marcos de desenvolvimento relacionados aos cuidados pessoais até completar quatro anos de idade.

Quando seu filho completa dois anos, é um bom momento para começar a ensiná-lo a se vestir. Essa é uma tarefa desafiadora, e levará um tempo até que ele consiga fazer isso sozinho, mas, com a prática, ele irá melhorar gradualmente, até conseguir dominar essa tarefa. Este é um momento emocionante para o seu filho, pois dá a ele uma sensação de autonomia – se vestir como a mamãe e o papai fazem. Não importa se ele consegue colocar apenas uma peça de roupa – lembre-se de sempre elogiá-lo por seus esforços. Isso é muito importante para ele! Da mesma forma, não se surpreenda se o seu filho colocar os sapatos nos pés errados, pois tudo faz parte do processo de aprendizagem. Comece a ensinar seu filho a se vestir assim que possível, sempre procurando pelos sinais de interesse e iniciativa dele.

As melhores roupas para aprender a se vestir são:

  • Calça com cintura elástica;
  • Sapatos de velcro;
  • Roupas com velcro, ao invés de botões ou laços;
  • Blusas com um decote largo e ilustrações na frente, para que ele possa identificar facilmente como vesti-las.

X
banner kinedu saúde

Dicas e truques que ajudarão seu filho a aprender a se vestir sozinho:

  • Elogie sempre suas conquistas, por menores que sejam. Para nossos filhos, tudo é importante, e isso os incentivará a continuar aprendendo.
  • Deixe seu filho escolher entre duas ou três opções de roupas. Isso lhe dará uma sensação maior de autonomia.
  • Lembre-se de escolher roupas fáceis de vestir.
  • Ensine seu filho a encontrar as etiquetas nas blusas, e diga a ele que elas sempre ficam nas costas. Faça o mesmo com as calças, explicando que os bolsos grandes também ficam na parte de trás.
  • Se ele começar a abotoar suas camisas, ensine-o a começar de baixo para cima, para que ele não pule nenhum botão.
  • Para os sapatos, você pode desenhar dois rostos felizes e dizer ao seu filho que, quando os rostos estiverem de frente um para o outro, eles estarão na posição correta.
  • Estabeleça uma rotina. Para começar, ela pode incluir tomar banho, se secar, vestir os pijamas e jantar.
  • Divirta-se! Você pode inventar uma música para se vestir ou simplesmente tocar uma música especial. Você também pode contar, para ver quanto tempo seu filho leva para se vestir. Muitas crianças adoram correr contra o relógio.
  • Encontre um momento descontraído para praticar se vestir, e lembre-se de ser paciente com o seu filho.

O que eu faço quando estou com pressa?

Sabemos que, apesar de querermos deixar nossos filhos se vestirem sozinhos sempre, o mundo gira em ritmo acelerado e nem sempre temos tempo suficiente para isso. Sendo assim, é importante explicar ao seu filho que haverá dias em que você terá que vesti-lo. Diga que, quando isso acontecer, ele poderá praticar à noite ou em outra oportunidade. Também tenha em mente que você provavelmente terá que repetir as instruções muitas vezes. As crianças aprendem rápido, mas precisam de prática, especialmente com uma tarefa tão desafiadora como essa.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!

1 comentário em “Como ensinar meu filho a se vestir”

  1. Pingback: Bebê de 14 meses: Desenvolvimento, Atividades e Mais! - Kinedu Blog

Comentários encerrados.