X
X

Como ensinar o valor da honestidade para crianças pequenas

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Acontece com todos nós. De repente, você ouve um barulho alto, vira, vê uma caixa de brinquedos tombada e os brinquedos espalhados como se o chão da sua sala fosse um campo minado. E, então, você ouve a temida mentira saindo da boca do seu filho: “não fui eu!”.

Não se preocupe! Apesar de testemunhar a primeira mentira do seu filho ser difícil de processar, é importante lembrar que este é um comportamento normal em crianças dessa idade. Elas estão apenas aprendendo as habilidades sociais e emocionais que permitem que as crianças mais velhas saibam que é sempre melhor dizer a verdade.

X
banner kinedu desenvolvimento

Seu filho pode ter dito uma mentira inocente por muitas razões. Talvez ele queira evitar as consequências de fazer algo errado, não se lembre de ter feito, não queira lhe chatear com algo que fez acidentalmente ou até mesmo ache difícil distinguir entre fantasia e realidade. Crianças pré-escolares não mentem por causa de malícia e, por isso, suas mentiras não devem ser motivo de preocupação ou punição. Seu filho não deve demorar muito para parar de mentir, especialmente se ele crescer em um ambiente honesto e no qual é incentivado a dizer a verdade.

Enquanto isso, você pode exercitar o conceito de honestidade com o seu filho, criando um espaço seguro para que ele conte a verdade. Mostre que você aprecia que ele seja honesto com você, ajudando-o a lembrar do que realmente aconteceu em uma situação e, acima de tudo, confie nele e seja um exemplo de honestidade a ser seguido.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!