Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como escolher livros para crianças pequenas

Pontos chave:

  1. Ler com seu filho em idade pré-escolar melhora as habilidades de linguagem dele e fortalece o vínculo emocional entre vocês.
  2. Escolha livros com ilustrações atraentes e tramas básicas relacionadas aos interesses e experiências do seu filho.
  3. Livros de rimas, que revisam conceitos como cores e formas, e livros de atividades, são ideais para essa faixa etária.
  4. Você pode encontrar esses livros em bibliotecas locais e livrarias físicas ou digitais.

Durante os anos pré-escolares, as crianças aprendem em um ritmo muito rápido, e isso é notado principalmente nas habilidades linguísticas. Gastar alguns minutos por dia para ler com o seu filho potencializará o desenvolvimento da linguagem. Além disso, a leitura é a atividade perfeita para compartilhar tempo de qualidade e fortalecer os laços afetivos entre você e o seu filho.

Que tipo de livro é recomendado para crianças em idade pré-escolar? É importante encontrar o livro certo, levando em conta os interesses, a maturidade e o nível de leitura do seu filho. Aqui estão algumas recomendações básicas:

Crianças pré-escolares (3-5 anos):

– Essa faixa etária ainda gosta muito de desenhos. Procure livros ilustrados que tenham imagens grandes e coloridas que eles possam comentar enquanto leem.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Seu filho tem um personagem favorito? Do Dinossauro Barney até os cães da Patrulha Canina, há muitas opções. Preste atenção aos gostos do seu filho e use-os como referência.

– Encontre histórias com tramas simples sobre temas que sejam do interesse do seu filho ou que se relacionem com as experiências pessoais dele.

– Nesta idade, as crianças adoram rimas. Procure livros que sejam divertidos de ler em voz alta e fáceis de memorizar, para que o seu filho possa acompanhá-lo contando a história. Os livros do Dr. Seuss são uma excelente escolha!

– Histórias que falam sobre conceitos básicos, como cores, formas, letras ou números, são sempre boas escolhas.

– Livros de atividades, como os “procure-encontre”, ou de adesivos, são outra opção boa e divertida para a hora da leitura. Eles são uma fonte inesgotável de entretenimento para os pequenos.

Onde você pode encontrar esses livros? Em todo lugar! Visite a seção infantil da biblioteca ou livraria local ou encomende on-line. Existem muitas listas de recomendações de livros, como estas:

http://www.scholastic.com/100books
http://www.booktrust.org.uk/books/children/booklists/241
http://www.hbook.com
http://www.ala.org/alsc/awardsgrants/notalists/ncb

Artigos Relacionados