X
X

Como estimular a coordenação das mãos preparando seu filho para escrever

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

A coordenação das mãos é a capacidade de controlar os movimentos da mão e dos dedos e integrar esse movimento com a visão e outros sentidos para executar tarefas como moldar objetos, abrir e fechar frascos, construir estruturas, pegar pequenos objetos enquanto segura outros, etc. Intimamente relacionada a isso, a escrita refere-se à capacidade complexa de usar a linguagem por meio da postura corporal, do segurar de um lápis e da formação de letras. São necessários diferentes sistemas e habilidades, tanto cognitivas quanto físicas.

Embora, de acordo com o Center for Child Development, essa habilidade seja geralmente adquirida aos 6 anos de idade, a escrita requer o domínio de uma série de habilidades anteriores, como reconhecer a forma das letras, ter destreza nos dedos, entender a progressão da esquerda para a direita e de cima para baixo e ter boa atenção, concentração e memória. E muitas dessas habilidades se desenvolvem entre 36 e 48 meses de idade.

O seu filho se prepara para escrever desde que nasceu. Primeiro, seu recém-nascido interagiu com você por meio do reflexo de agarrar, algo que, durante os dois primeiros anos, se tornou um movimento de pinça. Entre os 3 e os 4 anos, ele desenvolverá uma pegada adequada e forte o suficiente para segurar as ferramentas de escrita.

X
banner kinedu desenvolvimento

Décadas de pesquisa mostraram que há uma relação entre as coordenações motora e visual, como a coordenação das mãos e o desempenho acadêmico. Isso significa que qualquer oportunidade de crescimento e desenvolvimento durante os anos pré-escolares ajudará a criança a desenvolver as habilidades necessárias para a escola. Em 2011, um grupo de pesquisadores da Universidade da Carolina do Leste publicou um artigo no American Journal of Occupational Therapy que mostrava que estimular as coordenações das mãos, visuomotora e dos dedos, a familiarização com o alfabeto e a escrita do próprio nome em crianças pré-escolares trouxe benefícios a longo prazo às habilidades de escrita durante os anos escolares. No estudo, as crianças foram aleatoriamente designadas para um programa que desenvolveu essas habilidades ou para um grupo controle onde realizavam atividades não estruturadas apropriadas para a sua idade. Os resultados mostraram uma melhora significativa nas crianças que compareceram ao programa de desenvolvimento quando comparadas com o grupo controle.

Seguindo as orientações e recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP), listamos algumas ideias sobre como incentivar a coordenação das mãos do seu filho:
– Abrir e fechar caixas e frascos de diferentes tamanhos;
– Rabiscar, traçar ou desenhar livremente figuras, linhas e formas;
– Corrigir a postura dele e incentivar atividades que fortaleçam os músculos necessários para os movimentos manuais;
– Realizar atividades que exercitem a coordenação olho-mão, como jogar e pegar objetos.

Se quiser mais informações sobre a coordenação das mãos e as habilidades previamente necessárias para escrever, visite o seguinte link:

http://www.teachhandwriting.co.uk/hand-and-finger-muscles-and-handwriting.html

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!