Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como estimular a memória de uma criança de 3 anos

Pontos Chave:

  1. Crianças pequenas podem armazenar memórias, mas sua capacidade de recordar está se desenvolvendo devido à maturação contínua do cérebro.
  2. Atividades para impulsionar a memória incluem relembrar o dia em família, discutir eventos, jogar jogos de memória e evitar frustrações com o esquecimento natural das crianças pequenas.

Embora você tenha notado um progresso considerável na capacidade do seu filho de lembrar de eventos passados, o cérebro dele ainda é muito jovem. As crianças pequenas podem reter informações e ter memórias, mas o cérebro delas, especialmente o hipocampo e o córtex cerebral, continua a se desenvolver. É por isso que é mais difícil para as crianças terem acesso às próprias memórias do que para um adulto. Isso significa que, mesmo que o seu filho de 3 anos não se lembre de muitas coisas em sua vida cotidiana, suas memórias não serão perdidas.

A psicóloga Dima Amso, da Universidade de Brown, assegura que cada memória é uma unidade de experiência e que, embora lembranças específicas sejam esquecidas, a totalidade da memória, desde muito cedo, é a base de nossa identidade. À medida que o tempo passa e o seu filho se desenvolve, a capacidade de processar informações, discriminar informações sensoriais, compreender conceitos de tempo e usar a linguagem para relembrar experiências passadas também aumentará, e isso ajudará a memória dele.

X
banner kinedu desenvolvimento

Tal como acontece com outras habilidades, existem muitas atividades que você pode fazer para incentivar o desenvolvimento da memória do seu filho. Listamos aqui algumas ideias:

– Conversar sobre como foi o dia. Compartilhar com a família o que ele fez durante o dia na hora do almoço ou antes de irem dormir é um hábito muito bom, que estimulará não apenas o desenvolvimento linguístico e cognitivo do seu filho, mas também as habilidades de conversação.

– Duas cabeças lembram de algo melhor do que uma. Depois de fazer uma atividade, visitar a família, ir a um encontro para brincar ou fazer uma viagem, sente-se com o seu filho e lembre-o do que ele fez e viu. Motive-o com perguntas divertidas.

– Jogar jogos de memória.

Apenas lembre-se de não repreender ou ficar frustrado com o lento desenvolvimento da memória do seu filho, afinal, é normal que, nessa idade, as crianças esqueçam muitas coisas.

Artigos Relacionados