Pontos chave:
1. Por volta dos 3-4 anos, as crianças são altamente curiosas e desejam entender como as coisas funcionam.
2. Incentivar as crianças a fazer perguntas é vital para o seu desenvolvimento cognitivo e aprendizagem ativa.
3. As crianças geralmente evoluem de fazer perguntas de “onde” para “quem” e, eventualmente, para perguntas de “quando” e “por que” à medida que se desenvolvem.
4. Dicas para incentivar o raciocínio e a curiosidade incluem demonstrar interesse por suas perguntas, oferecer oportunidades de aprendizagem envolventes e encorajar a exploração dos sentidos.
Crianças pré-escolares são muito curiosas. Muitas das coisas que as cercam as levam a viver novas experiências, enquanto a capacidade delas de receber e processar as informações do mundo é constantemente atualizada. É por isso que, entre os três e os quatro anos de idade, o seu filho ficará repentinamente muito interessado em como as coisas funcionam. Como ele depende de pessoas de que gosta e confia para decifrar os mistérios do mundo, neste estágio de desenvolvimento, ele começará a fazer muitas perguntas a você, desde coisas mundanas e aparentemente simples até coisas que beiram a genialidade.
É vital para o desenvolvimento cognitivo do seu filho que ele se sinta à vontade para fazer perguntas, porque assim ele estará participando ativamente do seu próprio aprendizado. De acordo com o livro “Transdisciplinary play-based assessment” (Avaliação baseada em jogos transdisciplinares, em inglês), escrito pelo psicólogo do desenvolvimento Toni Linder, entre 26 e 32 meses de idade, as crianças começam a perguntar “onde?”, aproximadamente aos 40 meses perguntam “quem?”, e entre 42 e 49 meses espera-se que perguntem “quando?” e “por quê?”.
Aqui estão algumas dicas para estimular as habilidades de raciocínio e a curiosidade do seu filho:
– Mantenha o interesse pelas perguntas e pelo que o seu filho acha interessante ou surpreendente.
– Ofereça oportunidades para descobrir coisas novas, pois assim fica mais divertido perguntar.
– Responda as perguntas de forma que estimule o seu filho a explorar mais sobre o assunto, ao invés de dar respostas como “sim”, “não” ou “porque é assim que funciona”.
– Explore as coisas por meio dos sentidos.
– Mostre a ele como perguntar e compartilhar conhecimento sem ser rude.
– Incentive-o a pensar em como e por que as coisas funcionam enquanto vocês pintam, brincam com água, cozinham ou fazem um bolo.