Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como estimular o senso de humor do meu bebê?

Pontos chave:
1. O riso e os sorrisos são essenciais para o desenvolvimento infantil.
2. O senso de humor nutre a autoestima, empatia e habilidades sociais.
3. Os bebês respondem ao humor visual e físico, como caras engraçadas e cócegas.
4. As crianças pequenas apreciam elementos surpresa, palavras sem sentido e bobagens lúdicas para desenvolver seu senso de humor.

“O sorriso é o melhor remédio” – Provérbio

Risadas e sorrisos são uns dos comportamentos humanos mais básicos. Os bebês podem sorrir horas depois de seu nascimento em resposta ao calor ou a um cheiro agradável, mas a risada leva um pouco mais de tempo para se desenvolver, já que seus mecanismos são mais complexos.

Como você provavelmente já percebeu, bebês e crianças pequenas aprendem muito por meio da imitação – com o desenvolvimento do senso de humor, não é diferente. Pesquisas mostraram que o senso de humor é alimentado em casa, e que cada situação boba ajuda a promover essa característica maravilhosa.

Os benefícios de ter um bom senso de humor incluem o desenvolvimento de uma autoestima saudável, da empatia e das amizades; ele ajuda as pessoas a rirem de si mesmas e a aceitarem suas próprias imperfeições. As pesquisas também mostraram que as pessoas com um bom senso de humor são mais felizes e otimistas, conseguem lidar melhor com as diferenças e adversidades, vivenciam menos situações de estresse e têm menor risco de depressão. Além disso, especialistas identificaram que um bom senso de humor é um estimulador natural do sistema imunológico.

O que você pode fazer para desenvolver o senso de humor do seu filho?

Bebês

X
banner kinedu desenvolvimento

Embora os bebês não entendam muito bem o humor falado, eles conseguem perceber o seu sorriso e o que faz você feliz. Os bebês começam a rir muito cedo e, com apenas 9 meses de idade, podem começar a compreender piadas visuais (caretas) ou físicas (fazer cócegas). Experimente estas brincadeiras divertidas e dê risada com o seu filho:

  • Faça caretas e sons engraçados: Esse tipo de humor visual pode provocar risadas e sorrisos em seu bebê. Se ele sentir sua alegria desde cedo, ele se tornará mais propenso a lhe imitar.
  • Faça cócegas ou assopre sua barriguinha: Os bebês são muito responsivos aos estímulos físicos, que podem, definitivamente, fazê-los rir.
  • Seja boba e brincalhona: Situações inesperadas, como colocar a fralda do seu bebê na cabeça de um ursinho de pelúcia, podem ser muito engraçadas. Entre os 9 e os 15 meses de idade, seu filho começa a compreender a situação, e isso pode provocar algumas risadas;
  • Brinque de “esconde-esconde”: Por volta de um ano de idade, o “esconde-esconde” se torna um jogo muito emocionante. Quando o seu filho compreender essa brincadeira, você perceberá que seu desenvolvimento intelectual está florescendo. Os bebês chegam a perceber que, quando a mamãe ou o papai se escondem, eles voltam logo em seguida, mas ainda é uma situação tensa. Agora, quando a mamãe ou o papai reaparecem, a tensão é liberada na forma de risadas, e a situação se torna divertida.

Crianças pequenas

As crianças adoram uma situação divertida, e certamente amam os elementos surpresa. É por isso que o “esconde-esconde”, as cócegas, os abraços ou as situações inesperadas são tão engraçados. Nessa fase, elas compreendem melhor a linguagem falada, e também entendem melhor como o mundo funciona. Usar rimas, palavras sem sentido e agir de um jeito bobo irá fazê-las dar muitas risadas. Então, experimente essas brincadeiras:

  • Ignore o óbvio: Finja que você não consegue encontrar um objeto que esteja à vista ou confunda objetos como a colher e o garfo. Por exemplo, diga “Eu vou comer o meu sorvete com este garfo”, e deixe-o cair de volta no pote antes de chegar à sua boca”;
  • Continue fazendo sons engraçados e caretas: Convide seu filho a fazê-los também, e dance ao ritmo do som que ele produzir;
  • Elabore conversas com objetos inanimados: Por exemplo, faça o pijama do seu filho contar uma história para ele;
  • Brinque de correr atrás do seu filho, faça cócegas e dê beijos nele: Brincadeiras de perseguição são uma ótima maneira de fazer seu filho rir. Além disso, fortalecem os laços afetivos e mantêm o seu filho ativo;
  • Vista-se de uma maneira boba: O humor visual é muito divertido para as crianças. Vestir um chapéu ou uma roupa boba ou “calçar os sapatos” em suas mãos são ótima maneiras de provocar o riso.

Lembre-se de que você não precisa ser comediante para estimular o senso de humor do seu filho. É muito fácil: tudo o que você precisa fazer é estar aberta a situações lúdicas e rir de si mesma. Não tenha medo de parecer boba, pois usar o humor é a melhor forma de estimular o senso de humor dele. Então, com o tempo, você pode criar costumes engraçados e continuar promovendo um ambiente rico em humor em casa.

Para mais informações, acesse:

Artigos Relacionados