Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como fazer a transição da mamadeira para o copo?

Pontos chave:
1. A transição da mamadeira para o copo pode ser uma mudança significativa para o bebê, mas é essencial para a saúde bucal. É recomendável começar antes do primeiro ano de idade e introduzir o copo gradualmente.
2. Facilite a transição introduzindo o copo entre os 6 e 9 meses, conversando com seu filho a respeito e substituindo gradualmente as mamadeiras em momentos de refeição menos importantes, evitando mudanças abruptas para reduzir o estresse.

Por que é tão importante deixar a mamadeira de lado e substituí-la pelo copo? Assim como com qualquer outro brinquedo ou objeto, é provável que o seu filho tenha se acostumado com a mamadeira e se apegado a ela. Apesar de parecer uma transição simples, ela pode ser muito importante para o seu bebê. A utilização da mamadeira por um longo período pode provocar cáries e outros efeitos prejudiciais nos dentes do seu bebê, então planeje com antecedência e realize a transição de forma gradual. Há vários tipos diferentes de copo que você pode escolher, como copos com canudos removíveis, com tampa antivazamento ou copos comuns. Muitas opções têm sistema antivazamento, que facilitam a transição.

Estudos sugerem que a transição pode ser mais fácil se você começá-la antes de o seu filho completar 1 ano de idade. Como mãe, você é a pessoa que mais conhece o seu filho e, por isso, você saberá quando for a hora certa. Planeje bem, para que nenhum evento estressante ocorra ao mesmo tempo que essa mudança, como a chegada de um novo irmão ou um grande movimento.

X
Nestlé banner webp
X
banner kinedu desenvolvimento

Existem alguns passos simples que você pode seguir para facilitar a transição:

  1. Apresente um copo para o seu bebê. Deixe-o conhecer o copo de treinamento quando ele tiver entre 6 e 9 meses de idade. Você pode mostrar um copo vazio ao seu bebê, e deixar que ele se acostume com o copo assim primeiro.
  2. Fale a respeito. Três dias antes de iniciar a transição, explique ao seu filho que ele logo começará a beber no copo (mostre o copo a ele). Você pode até mesmo levar seu filho para fazer compras e deixar que ele escolha o copo de uma cor que ele goste, ou do personagem favorito dele.
  3. Tchau, mamadeira! Comece removendo a mamadeira gradualmente da refeição que é menos importante para o seu filho ou da que ele tem mais distrações (de preferência, uma que não faça parte de uma rotina importante, como a de dormir). Sirva o leite dele no copo com canudinho. Ele provavelmente estará mais atento e disposto a experimentar algo novo desta vez. Quando seu bebê tiver se acostumado com o copo, escolha um momento diferente para remover a mamadeira, e continue fazendo isso gradualmente nas demais refeições, até removê-la completamente.

Algo que acontece muito, mas que pode gerar efeitos adversos, é optar por jogar todas as mamadeiras fora no meio da noite. Essa ação só irá fazer com que seu filho fique se perguntando o que aconteceu com elas, e pode tornar a transição muito mais difícil.

Siga estes passos, certificando-se de que a transição aconteça sem grandes desconfortos. Lembre-se de continuar estimulando o desenvolvimento do seu bebê diariamente com o Kinedu.

Artigos Relacionados