Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como incluir meu bebê nas refeições da família?

Pontos chave:
1. O crescimento do seu bebê faz com que este seja um ótimo momento para incorporá-lo às refeições em família, mesmo que ele ainda não esteja pronto para comer todos os mesmos alimentos.
2. Seu bebê pode experimentar várias texturas e sabores ao experimentar pequenos pedaços de comida da família, reduzindo o sal e o açúcar adicionados.
3. O momento das refeições em família oferece uma oportunidade de desenvolvimento para introduzir talheres e copos à medida que seu bebê te imita.
4. Incluir seu bebê nas refeições se adapta gradualmente à rotina dele, promovendo aprendizado, interesse por novos alimentos e bons modos à mesa por meio da observação e imitação.

Seu bebê já cresceu muito – este é um ótimo momento para começar a incluí-lo nas refeições em família! Apesar de não estar pronto para comer tudo o que sua família come, seu bebê pode começar a experimentar diferentes texturas, consistências e sabores. Ele pode experimentar pequenos pedaços da mesma comida que os outros estão comendo, desde que a adição de sal ou açúcar seja limitada. Também é um bom momento para introduzir a colher e o copo, se você ainda não fez isso. Sentado ao redor da mesa, seu bebê poderá ver os demais membros da família comendo com talheres e bebendo em copos, e não há nada mais excitante para um bebê do que poder imitar seus pais.

X
Nestlé banner webp

Incluir seu bebê nas refeições em família pode parecer muito trabalhoso, mas você pode fazer isso gradualmente, à medida que seu bebê se adapta à rotina. Você pode começar alimentando seu bebê e, quando ele adquirir mais destreza e for capaz de se alimentar sem ajuda, você pode incluí-lo na mesa e deixá-lo comer junto com o restante da família. Você também pode tentar fazer isso em uma das refeições do dia e, gradualmente, incluí-lo nas demais refeições.

Quais são os benefícios de incluir seu bebê nas refeições familiares?

  • Aprender com os outros. Seu bebê irá observar como seus pais ou irmãos comem. Ele verá como todos usam seus talheres e reagem positivamente à comida durante as refeições.
  • Ele poderá provar novos alimentos, e até se interessar mais por eles.
  • Finalmente, seu filho começará a aprender boas maneiras à mesa. Ele verá que precisa esperar sua vez de falar, aprenderá a dizer “por favor” e “obrigado”, e até a mastigar de boca fechada. Aos poucos, ele aprenderá cada vez mais por meio da observação e da imitação.

Como faço para adequar a refeição da família para o meu filho?

  • Prepare a receita do mesmo jeito que você sempre faz, mas separe uma pequena porção para o seu filho antes de temperar;
  • Corte a comida do seu bebê separadamente também, de acordo com a textura desejada. Lembre-se de que, apesar de o seu bebê não ter todos os dentes, as gengivas dele são mais fortes do que você pensa. Contanto que a comida possa ser facilmente dissolvida em sua boca, não há razão para adiar a introdução de mais texturas;
  • Lembre-se de oferecer um tipo de comida que você saiba que seu filho gosta, se ele for difícil para comer;
  • Converse com seu bebê e envolva-o na conversa. Embora ele não fale ainda, ele vai adorar interagir com você;
  • Tenha em mente que seu filho nem sempre vai querer terminar toda a comida que você oferecer a ele. Deixe-o escolher o que ele mais gosta entre as opções que você lhe dá e resista ao impulso de se levantar e preparar algo especial se ele não quiser comer nada;
  • Faça refeições curtas ou deixe seu filho brincar perto de você quando ele terminar de comer. Nessa idade, ele provavelmente não vai querer ficar sentado por muito tempo no mesmo lugar.

Artigos Relacionados