Pontos chave:
1. Ler com seu filho não apenas aprimora o desenvolvimento da linguagem, mas também fortalece o vínculo por meio de tempo de qualidade um a um, oferecendo benefícios como momentos de calma e conforto.
2. Adaptar sua abordagem de leitura à idade de seu filho, dos 24-29 meses aos 30-35 meses, envolve interagir com suas habilidades em evolução, interesses e perguntas, ao mesmo tempo que promove uma experiência de leitura alegre.
Existem vários aspectos em que você pode se concentrar para aproveitar ao máximo a atividade de leitura, mas isto dependerá da idade do seu filho.
A Academia Americana de Pediatria elaborou um manual para os pais e cuidadores, com dicas para aprimorar a hora da leitura das crianças. Este post resumirá alguns pontos cruciais da leitura para crianças de dois anos de idade, dividindo-as em duas faixas: entre 24 a 29 meses e 30 a 35 meses de idade. Você encontrará exemplos do que deve ser feito com o seu filho para alcançar a melhor experiência de leitura possível de acordo com a sua faixa etária.
24 a 29 meses de idade
Seu filho pode: nesta idade, seu filho já poderá escolher o livro que deseja ler, embora, provavelmente, seja o mesmo durante vários dias seguidos. Ele talvez repetirá algumas palavras ou frases enquanto você estiver lendo em voz alta, e poderá rir de alguma coisa que acontece na história ou do que ele vê nos desenhos. Ele pode ficar curioso e fazer perguntas como “o que é isso?”.
Você pode: encontrar um lugar tranquilo e confortável para para ler com o seu filho. Isso irá mantê-lo calmo. Durante a leitura, preste atenção ao que ele faz, e responda às suas ações de forma animada. Se ele disser uma palavra importante, como “cachorro”, você pode dizer: “Sim, este é um cachorro! O cachorro está brincando no jardim!”. Leia com entusiasmo e utilize tons diferentes para cada personagem. Você pode apontar para os objetos nas imagens, nomeá-los, e esperar que o seu filho repita seus nomes com a sua ajuda.
30 a 35 meses de idade
Seu filho pode: nesta fase, ele poderá dizer o nome da história que ele quer que você leia, e até se lembrar do título do livro que vocês leram na noite passada. Você vai notar que ele diz o que vê nos desenhos e forma frases mais longas. Talvez ele tenha até um livro favorito e consiga contar sua própria versão da história. Ele fará perguntas específicas sobre os personagens e poderá incluí-los nas suas brincadeiras.
Você pode: encontrar um lugar tranquilo e confortável para ler com o seu filho. Quando terminar a leitura, converse com ele sobre as semelhanças entre o que aconteceu na história e o seu dia a dia. Você pode falar sobre os sentimentos dos personagens, e perguntar para o seu filho se ele também já se sentiu daquela maneira. Leia com entusiasmo e utilize tons diferentes para cada personagem. Ao final, vocês podem dizer os nomes dos objetos presentes nas imagens e procurar por outros itens parecidos (por exemplo, todos os objetos da cor vermelha).
Uma ótima leitura! 🙂