Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ler para uma criança de 2 anos?

Pontos chave:
1. Ler com seu filho não apenas aprimora o desenvolvimento da linguagem, mas também fortalece o vínculo por meio de tempo de qualidade um a um, oferecendo benefícios como momentos de calma e conforto.
2. Adaptar sua abordagem de leitura à idade de seu filho, dos 24-29 meses aos 30-35 meses, envolve interagir com suas habilidades em evolução, interesses e perguntas, ao mesmo tempo que promove uma experiência de leitura alegre.

Existem vários aspectos em que você pode se concentrar para aproveitar ao máximo a atividade de leitura, mas isto dependerá da idade do seu filho.

A Academia Americana de Pediatria elaborou um manual para os pais e cuidadores, com dicas para aprimorar a hora da leitura das crianças. Este post resumirá alguns pontos cruciais da leitura para crianças de dois anos de idade, dividindo-as em duas faixas: entre 24 a 29 meses e 30 a 35 meses de idade. Você encontrará exemplos do que deve ser feito com o seu filho para alcançar a melhor experiência de leitura possível de acordo com a sua faixa etária.

24 a 29 meses de idade

X
banner kinedu desenvolvimento

Seu filho pode: nesta idade, seu filho já poderá escolher o livro que deseja ler, embora, provavelmente, seja o mesmo durante vários dias seguidos. Ele talvez repetirá algumas palavras ou frases enquanto você estiver lendo em voz alta, e poderá rir de alguma coisa que acontece na história ou do que ele vê nos desenhos. Ele pode ficar curioso e fazer perguntas como “o que é isso?”.

Você pode: encontrar um lugar tranquilo e confortável para para ler com o seu filho. Isso irá mantê-lo calmo. Durante a leitura, preste atenção ao que ele faz, e responda às suas ações de forma animada. Se ele disser uma palavra importante, como “cachorro”, você pode dizer: “Sim, este é um cachorro! O cachorro está brincando no jardim!”. Leia com entusiasmo e utilize tons diferentes para cada personagem. Você pode apontar para os objetos nas imagens, nomeá-los, e esperar que o seu filho repita seus nomes com a sua ajuda.

30 a 35 meses de idade

Seu filho pode: nesta fase, ele poderá dizer o nome da história que ele quer que você leia, e até se lembrar do título do livro que vocês leram na noite passada. Você vai notar que ele diz o que vê nos desenhos e forma frases mais longas. Talvez ele tenha até um livro favorito e consiga contar sua própria versão da história. Ele fará perguntas específicas sobre os personagens e poderá incluí-los nas suas brincadeiras.

Você pode: encontrar um lugar tranquilo e confortável para ler com o seu filho. Quando terminar a leitura, converse com ele sobre as semelhanças entre o que aconteceu na história e o seu dia a dia. Você pode falar sobre os sentimentos dos personagens, e perguntar para o seu filho se ele também já se sentiu daquela maneira. Leia com entusiasmo e utilize tons diferentes para cada personagem. Ao final, vocês podem dizer os nomes dos objetos presentes nas imagens e procurar por outros itens parecidos (por exemplo, todos os objetos da cor vermelha).

Uma ótima leitura! 🙂

Artigos Relacionados