Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ler com uma criança de 3 anos

Pontos chave:
1. Ler com crianças pequenas ajuda a enriquecer o vocabulário delas e a fortalecer o vínculo entre elas e seus pais.
2. Uma dica importante é incorporar a leitura uma rotina diária, como na hora de dormir.
3. Aos três anos, as crianças podem nomear histórias, fazer perguntas e até “ler” para você.
4. Durante a leitura, incentive a participação e discuta emoções e semelhanças na história.

As crianças em idade pré-escolar adoram livros e aprendem muito compartilhando-os com você. Ler junto e falar sobre as histórias não só permitirá que o seu filho amplie seu vocabulário, mas também lhe dará a oportunidade de passar um tempo de qualidade com ele e fortalecerá os laços afetivos entre vocês.

Incluir um momento de leitura na rotina do seu filho é uma boa ideia, de preferência antes de dormir. Dependendo da idade dele, há vários aspectos em que você pode se concentrar para aproveitar ao máximo a atividade de leitura. Aqui estão alguns exemplos do que o seu filho pode fazer aos três anos e como você pode maximizar a experiência de ler junto com ele.

X
banner kinedu desenvolvimento

Aos três anos:

Seu filho pode: Nesse estágio, seu filho já sabe o nome da história que ele quer ler. Talvez ele até finja ler em voz alta com você. Ele provavelmente irá fazer perguntas sobre a história e contar como ela se parece com a vida dele. Seu filho também terá um livro favorito e poderá lhe dar versão dele da história, e até corrigi-lo se perceber que você pulou uma página ou disse uma palavra diferente.

Você pode: Encontrar um lugar tranquilo e confortável para ler com o seu filho. Peça para ele participar, contando o que vê nas imagens do livro. Ao ler, preste atenção às reações do seu filho e responda com entusiasmo às perguntas ou aos comentários dele. Leia com alegria e use tons diferentes para cada personagem. Vocês também podem conversar sobre emoções: quais são os diferentes sentimentos dos personagens? Por fim, peça para o seu filho apontar todas as coisas que são parecidas de alguma maneira – por exemplo, procurar formas ou cores semelhantes.

Artigos Relacionados