X
X

Como ler com o meu filho de três anos?

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

As crianças em idade pré-escolar adoram livros e aprendem muito compartilhando-os com você. Ler junto e falar sobre as histórias não só permitirá que o seu filho amplie seu vocabulário, mas também lhe dará a oportunidade de passar um tempo de qualidade com ele e fortalecerá os laços afetivos entre vocês.

Incluir um momento de leitura na rotina do seu filho é uma boa ideia, de preferência antes de dormir. Dependendo da idade dele, há vários aspectos em que você pode se concentrar para aproveitar ao máximo a atividade de leitura. Aqui estão alguns exemplos do que o seu filho pode fazer aos três anos e como você pode maximizar a experiência de ler junto com ele.

X
banner kinedu desenvolvimento

Aos três anos:

Seu filho pode: Nesse estágio, seu filho já sabe o nome da história que ele quer ler. Talvez ele até finja ler em voz alta com você. Ele provavelmente irá fazer perguntas sobre a história e contar como ela se parece com a vida dele. Seu filho também terá um livro favorito e poderá lhe dar versão dele da história, e até corrigi-lo se perceber que você pulou uma página ou disse uma palavra diferente.

Você pode: Encontrar um lugar tranquilo e confortável para ler com o seu filho. Peça para ele participar, contando o que vê nas imagens do livro. Ao ler, preste atenção às reações do seu filho e responda com entusiasmo às perguntas ou aos comentários dele. Leia com alegria e use tons diferentes para cada personagem. Vocês também podem conversar sobre emoções: quais são os diferentes sentimentos dos personagens? Por fim, peça para o seu filho apontar todas as coisas que são parecidas de alguma maneira – por exemplo, procurar formas ou cores semelhantes.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!