Pontos chave:
1. Explicando com amor: Comunique o seu amor pelo seu filho e o propósito do medicamento. Reconheça o gosto ruim e ofereça tranquilidade.
2. Técnicas inovadoras: Use métodos criativos como picolés, doces, medicamentos gelados, preferência por seringa e gestos de apoio para facilitar a administração do medicamento.
Todos nós sabemos quais são os medicamentos que nos levam a fazer caretas e, mesmo depois de adultos, não gostamos de tomá-los. Se até nós reagimos assim, imagine as crianças! Apesar do sabor horroroso, na maioria das vezes não podemos evitar esses remédios. Às vezes, eles são necessários para a nossa saúde. Vamos compartilhar nossas dicas favoritas para ajudá-la a tornar este momento um pouco menos estressante.
- Comece dizendo ao seu filho que você o ama muito e que você está dando esse remédio para fazê-lo se sentir bem. Explique, em termos simples, por que os medicamentos são importantes, que eles destroem os vírus que nos deixam doentes e nos fazem sentir mal. Reconheça que você sabe que eles não são muito gostosos, e diga que você o entende.
- Dê ao seu filho um picolé para anestesiar a boca e melhorar a sensação do gosto ruim. Ele pode começar a chupar o picolé, tomar o remédio e continuar chupando o picolé depois.
- Guarde a medicação na geladeira para administrar o remédio frio. Isso ajuda a reduzir um pouco o sabor ruim.
- Você pode dar uma colher de açúcar ao seu filho depois da medicação ou junto com ela.
- Sente-se com seu filho, faça carinho nele e dê o remédio lentamente.
- Se seu filho precisar mastigar uma pílula, você pode esmagá-la e dar a ele em uma colher com sorvete, calda de chocolate, mel ou qualquer outro alimento que não precise de mastigação. É recomendado dar algumas colheres só do alimento, e dizer ao seu filho para engolir sem mastigar. Assim, ele já terá praticado o suficiente quando você lhe der a colher com o remédio.
- Dê a ele um doce depois do remédio para tirar o sabor ruim da boca.
- Prepare um copo de leite com achocolatado, suco ou qualquer bebida que ele goste, e dê para ele tomar logo após o medicamento.
- Você pode optar por administrar o medicamento lentamente em uma seringa, ao invés da colher. Veja de que forma ele prefere. Se você colocar a seringa no fundo da bochecha, ele conseguirá engolir o remédio mais facilmente. Evite colocar o medicamento no fundo da garganta, para evitar náuseas ou sufocamento.
Lembre-se de que é difícil tomar medicação e que, mesmo com todas as tentativas, é possível que seu filho não queira tomá-la. Se isso acontecer, não se esqueça de demonstrar empatia. Diga ao seu filho que você entende, e peça desculpas pelo gosto desagradável. Não fique frustrada, e nem tente enganá-lo. Ao invés disso, demonstre seu amor e elogie sua coragem. Explique a razão pela qual ele tem que tomar o remédio e reconheça seu esforço para tomar remédios amargos.
Se seu filho ainda resistir, você terá que dar o medicamento abrindo sua boca e inserindo o medicamento de forma suave, apontando o líquido para a bochecha e não diretamente para a garganta, a fim de evitar uma asfixia.
Lembre-se de que você pode misturar o medicamento com algum alimento que tenha um sabor doce ou mais forte para disfarçar o mau gosto. Por fim, não se esqueça de entrar em contato com o seu médico se precisar de mais ajuda. Ele pode ajudá-la a identificar o que é melhor para o seu filho.
Uma resposta