Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ajudar meu filho a desenvolver autocontrole e autorregulação?

Pontos chave:
1. O autocontrole e a autorregulação são habilidades essenciais que as crianças desenvolvem desde o nascimento e ao longo de suas vidas. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento social, o sucesso na escola e o bem-estar geral.
2. Os pais podem desempenhar um papel significativo no ensino do autocontrole e da autorregulação aos seus filhos por meio de garantias, estabelecendo expectativas claras, apresentando alternativas e fornecendo explicações calmas para ajudar as crianças a gerenciar suas emoções e impulsos.

Em suas aventuras como mãe ou pai, você irá se deparar com uma grande variedade de momentos típicos infantis que se resumem, basicamente, a um fator: o autocontrole – ou, na maioria das vezes, a falta dele. Primeiro, quando falamos de autocontrole, estamos nos referindo à habilidade de inibir impulsos fortes (como fugir ou morder um amigo). Por outro lado, a autorregulação tem a ver com a redução da frequência e da intensidade desses impulsos por meio de sua administração adequada (por exemplo, a capacidade de resistir aos doces). De certo modo, a autorregulação é o que torna o autocontrole possível. Então, o que podemos fazer para ensinar aos nossos filhos esse conjunto de habilidades tão importantes?

X
banner kinedu desenvolvimento

O desenvolvimento do autocontrole começa no nascimento e continua ao longo de toda a vida. Ele é fundamental para ajudar seu bebê a ter sucesso na escola, em seu ambiente social e em seu desenvolvimento como um todo. O autocontrole ajudará o seu filho a aprender a cooperar, a lidar com a frustração e a resolver os conflitos adequadamente. Quando se trata dessas habilidades, são as simples interações cotidianas que os pais têm com seus filhos que mais importam:

  • Para um recém-nascido, tudo gira em torno da segurança, dos abraços, do conforto e de ter suas necessidades prontamente atendidas. Cada vez que o seu bebê sente um desconforto, ele aprende que essa sensação eventualmente passará. Com a sua ajuda, seu bebê poderá desenvolver essa capacidade e aprender a tirar um tempo para pensar, planejar e apresentar uma resposta adequada a qualquer desafio.
  • Para um bebê em crescimento, apresentar soluções para um conjunto de regras pode fazer toda a diferença. Se, por exemplo, o seu filho estiver brincando com algo que ele não deveria, simplesmente diga: “Isto não é um brinquedo, que tal você brincar com isso (um brinquedo) em vez disso (o objeto “proibido”)?”. Ao apresentar uma alternativa ao seu bebê, ele aprenderá boas maneiras, lidando com a decepção ao aceitar segundas opções ou soluções alternativas.
  • Para uma criança, uma explicação calma quando houver uma explosão de emoções (quase todos os dias!) pode ser tudo o que ela precisa para aprender a se acalmar sozinha, administrar e expressar suas emoções, de modo a aprender a fazer escolhas comportamentais adequadas no futuro. Explicar por que não é uma boa hora para comer doces – ao invés de simplesmente tirá-los do seu filho – pode fazer maravilhas.

Por trás do autocontrole e da autorregulação, uma enorme quantidade de habilidades de raciocínio estão trabalhando para ajudar seu filho a decidir exatamente em que impulsos agir. Então, mesmo que o seu filho ainda não siga regras (ele provavelmente desenvolverá essa capacidade por volta dos 3 anos), as expectativas precisam ser estabelecidas desde cedo. Seu bebê está constantemente aprendendo com as suas dicas, então certifique-se de ser clara e dar o exemplo!

Artigos Relacionados