Pontos Chave:
- É possível incentivar crianças de 3 anos a se tornarem responsáveis, atribuindo tarefas domésticas simples e seguras que estejam alinhadas com suas habilidades cognitivas e físicas.
- Os pais podem envolver seus filhos em tarefas como recolher brinquedos, ajudar no preparo de alimentos, separar roupas e colocar jogos americanos na mesa, promovendo um senso de responsabilidade e participação.
Todos os pais adorariam ter filhos responsáveis e que ajudam nas tarefas domésticas, mas talvez você se pergunte se é muito cedo para pedir para o seu filho de três ou quatro anos ajudá-lo em casa. Embora seja verdade que as crianças pequenas são bagunceiras, têm intervalos curtos de atenção e pouca tolerância à frustração, ainda é possível criar uma criança de três anos que seja responsável!
É definitivamente muito cedo para pedir que o seu filho faça as tarefas de um adulto, mas há muitas coisas nas quais ele pode lhe ajudar. De fato, muitas crianças adoram imitar o que os pais fazem em casa e, portanto, é uma excelente oportunidade para designar pequenas tarefas seguras para a idade delas. Certifique-se de que está pedindo coisas razoáveis. Sobrecarregar o seu filho com responsabilidades pode ser contraproducente, especialmente se você o deixar exausto ou irritado por ajudar. Então, ainda não é a hora de entregar o aspirador de pó de uma vez por todas!
O livro “O Que Esperar dos Primeiros Anos” lhe dá algumas ideias sobre o trabalho doméstico que você pode atribuir ao seu filho de 36 meses de idade. A maioria é divertida e exercita as habilidades físicas e cognitivas:
– Recolher os brinquedos e guardá-los em seu lugar;
– Misturar massa de bolo. Não deixe o seu filho lamber a colher se a receita incluir ovos crus;
– Moldar bolas de massa de biscoito;
– Colocar roupas sujas no cesto;
– Separar as roupas por cores antes de colocá-las para lavar;
– Tirar as roupas da secadora quando já tiverem esfriado;
– Colocar a toalha para arrumar a mesa.
Não se esqueça de supervisioná-lo enquanto ele realiza essas tarefas e se exercita!