Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como envolver as crianças nas tarefas de casa

Pontos Chave:

  1. É possível incentivar crianças de 3 anos a se tornarem responsáveis, atribuindo tarefas domésticas simples e seguras que estejam alinhadas com suas habilidades cognitivas e físicas.
  2. Os pais podem envolver seus filhos em tarefas como recolher brinquedos, ajudar no preparo de alimentos, separar roupas e colocar jogos americanos na mesa, promovendo um senso de responsabilidade e participação.

Todos os pais adorariam ter filhos responsáveis e que ajudam nas tarefas domésticas, mas talvez você se pergunte se é muito cedo para pedir para o seu filho de três ou quatro anos ajudá-lo em casa. Embora seja verdade que as crianças pequenas são bagunceiras, têm intervalos curtos de atenção e pouca tolerância à frustração, ainda é possível criar uma criança de três anos que seja responsável!

É definitivamente muito cedo para pedir que o seu filho faça as tarefas de um adulto, mas há muitas coisas nas quais ele pode lhe ajudar. De fato, muitas crianças adoram imitar o que os pais fazem em casa e, portanto, é uma excelente oportunidade para designar pequenas tarefas seguras para a idade delas. Certifique-se de que está pedindo coisas razoáveis. Sobrecarregar o seu filho com responsabilidades pode ser contraproducente, especialmente se você o deixar exausto ou irritado por ajudar. Então, ainda não é a hora de entregar o aspirador de pó de uma vez por todas!

X
banner kinedu desenvolvimento

O livro “O Que Esperar dos Primeiros Anos” lhe dá algumas ideias sobre o trabalho doméstico que você pode atribuir ao seu filho de 36 meses de idade. A maioria é divertida e exercita as habilidades físicas e cognitivas:

– Recolher os brinquedos e guardá-los em seu lugar;
– Misturar massa de bolo. Não deixe o seu filho lamber a colher se a receita incluir ovos crus;
– Moldar bolas de massa de biscoito;
– Colocar roupas sujas no cesto;
– Separar as roupas por cores antes de colocá-las para lavar;
– Tirar as roupas da secadora quando já tiverem esfriado;
– Colocar a toalha para arrumar a mesa.

Não se esqueça de supervisioná-lo enquanto ele realiza essas tarefas e se exercita!

Artigos Relacionados