X
X
como ensinar autocontrole através de livros

Como ensinar autocontrole por meio de livros

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Ler para o seu filho por alguns minutos todos os dias pode ser benéfico para o desenvolvimento do cérebro, das habilidades linguísticas, das habilidades sociais e para ensinar autocontrole. 

Os livros podem se tornar ferramentas úteis para ajudar seu filho a identificar seus sentimentos e dar sentido a eles. Além disso, eles ajudam os pais a ensinar as crianças a lidar com frustrações e situações difíceis. Muitas vezes os livros simplesmente oferecem uma maneira fácil e produtiva de ensinar as crianças sobre temas como amizade, diversidade e o autocontrole – uma habilidade fundamental.

O que é autocontrole?

O autocontrole é a capacidade de parar e pensar antes de agir, mantendo a compostura em situações desafiadoras. Por isso, em função de desenvolver autocontrole, você deve estar ciente de seus próprios pensamentos e emoções. Para a criança, o autocontrole é muito importante como base para se ter sucesso escolar, social e emocional.

Para os pais, ensinar autocontrole deve ser uma prioridade, pois se trata de uma habilidade que requer prática para ser aprendida. No entanto, você deve ter em mente que o córtex pré-frontal dos bebês e das crianças pequenas (a parte do cérebro associada à autorregulação e ao controle) não está totalmente desenvolvido. 

X
banner kinedu desenvolvimento

Por isso, não se pode esperar que uma criança tenha autocontrole como um adulto. Se seu filho for muito jovem, ele terá problemas para controlar efetivamente as emoções, os pensamentos e as ações, e isso é completamente normal. Os limites que você estabelece devem estar de acordo com seu estágio de desenvolvimento.

Livros como forma de ensinar autocontrole

Os livros como forma de ensinar autocontrole podem ser uma ótima ferramenta para lhe ajudar a conversar com o seu filho sobre o assunto. Ele aprenderá por meio dos diferentes personagens e situações nas histórias, ajudando-o a compará-los e relacioná-los à vida real. Você conhece os livros de Leslie Patricelli? Eles são muito divertidos, leves e ótimos para aprender sobre autocontrole! Fique atento para estes:

No no, Yes yes

Este livro explora diferentes situações na vida de um bebê e serve como ferramenta pedagógica para ensinar a diferença entre o permitido e o proibido. Um bebê aprenderá sobre comportamentos típicos da sua faixa etária e as respostas esperadas pelos pais. Por exemplo, uma das situações é a diferença entre desenhar no papel e desenhar nas paredes da casa. Seu filho vai adorar colocar esses exemplos em prática!

Quiet LOUD 

Outro grande trabalho de Patricelli, este livro irá ajudá-la a ensinar seu filho sobre as situações que exigem uma voz suave e aquelas em que a voz alta é permitida. Na maioria das vezes, é nessa área que as crianças precisam aprender a praticar o autocontrole!

Os livros são ótimas fontes de ensinamentos por lidar com abstrações simples que as crianças possam compreender. Porém, além da leitura, é importante lembrar que você serve de modelo para o seu filho – então, aja de acordo! Praticar autocontrole é uma ótima forma de ensinar o seu pequeno a fazer o mesmo. 

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

Deixe seu comentário!