Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como usar o leite materno congelado?

Pontos chave:
1. O leite materno pode ser armazenado no congelador e descongelado usando diferentes métodos, como na geladeira, água morna ou aquecedor de mamadeira.
2. A temperatura do leite descongelado deve ser verificada antes de dar ao bebê usando a parte de baixo do pulso.
3. Não é recomendado aquecer o leite materno no micro-ondas.
4. O leite morno-frio pode ser oferecido ao bebê caso não seja possível o aquecimento, mas deve ser utilizado em até 24 horas e as sobras não devem ser guardadas para consumo posterior.

Um dos muitos benefícios do leite materno é que ele pode ser extraído e armazenado no congelador até o momento em que precisa ser usado. Agora, você pode estar se perguntando sobre a maneira apropriada de usá-lo após o armazenamento. Continue lendo, vamos falar sobre o leite materno congelado.

X
Nestlé banner webp

O primeiro passo é o descongelamento, um processo que pode ser feito de diferentes maneiras: uma delas é transferindo o leite para a geladeira, para que ele descongele durante a noite; outra é colocando o frasco em um recipiente com água morna. Outra possibilidade é aquecer o leite a uma temperatura morna, usando um dos métodos a seguir:

  • Coloque o frasco com leite por alguns minutos dentro de um recipiente com água quente.
  • Coloque o frasco sob água corrente até que o leite obtenha a temperatura desejada.
  • Utilize um aquecedor de mamadeira para aquecê-la.

Qualquer que seja a opção escolhida, lembre-se de verificar a temperatura do leite, colocando algumas gotas na parte de baixo do seu pulso. Se ele estiver morno, você pode dá-lo para o seu bebê, mas, se estiver quente demais, deixe-o esfriar. Quando o leite atingir a temperatura adequada, misture bem e agite-o antes de dá-lo ao seu filho. Por fim, lembre-se de não usar o micro-ondas. Ele não aquece o leite uniformemente, podendo deixá-lo superaquecido e queimar o seu bebê.

O leite quente não é o único dilema que você pode enfrentar. Há casos em que você não tem a oportunidade de aquecer o leite em uma temperatura morna, como, por exemplo, quando não está em casa. Não se preocupe com isso! Não há contraindicações que digam que você não deve dar leite frio ao seu bebê. No entanto, muitos bebês tendem a rejeitá-lo porque não estão acostumados a tomá-lo em temperatura ambiente. Se seu bebê tolera leite à temperatura ambiente ou até um pouco mais frio, tudo bem. No entanto, se o leite não for bem aceito e vocês não estiverem em casa, você pode optar por amamentar ou colocar mamadeiras pré-preparadas em um compartimento isolado dentro de sua bolsa de fraldas para manter a temperatura desejada. Seja qual for a técnica utilizada, lembre-se de usar leite descongelado dentro de 24 horas. Se você descongelou o leite e não o usou dentro desse período, não congele-o novamente, e nem guarde o que sobrou.

Artigos Relacionados