Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quanto estresse é demais?

Tenho certeza de que você já ouviu dizer que o estresse não é bom para você nem para o seu bebê, mas o que acontece com isso? Como o estresse afeta o desenvolvimento do seu pequeno? E quanto estresse é muito estresse? Você deveria se preocupar? Espere! Preocupar-se não provoca mais estresse?

Relaxe. Vamos explicar a ciência por trás do estresse e como ele afeta o seu bebê. O estresse tem muito a ver com o cortisol, aquele importante esteroide hormonal que circula pelo seu corpo. O cortisol é como o maestro que coloca em movimento funções metabólicas-chave. Mas cuidado! Se o cortisol estiver descontrolado em seu corpo por muito tempo, será como veneno.

X
banner kinedu prenatal pt

Acontece que níveis elevados de cortisol a longo prazo podem trazer problemas na gravidez, como desequilíbrios de insulina, insônia, pressão alta e fadiga. Nada bom para você ou para o bebê! A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) tem pesquisado isso por um bom tempo e descobriu que o cortisol excessivo da mãe pode afetar o bebê, pois o esteroide viaja pelo sangue e chega à placenta.

Mas não se assuste. Um ou dois dias de estresse normal não vão mudar tudo. Não, isso se torna um problema quando o estresse fica com você por muito tempo, sejam semanas ou meses. Situações familiares complicadas, problemas econômicos ou no trabalho, perda de entes queridos, desastres naturais ou coisas assim podem ser a causa desse estresse crônico.

Se você se identifica com isso, não hesite em conversar com o seu médico! Ele poderá encaminhá-la para um psicólogo ou terapeuta para dar uma mãozinha. A moral da história é que o estresse cotidiano não vai arruinar o desenvolvimento do seu bebê nem causar um parto prematuro. Então, relaxe! Controle esse estresse e procure formas de relaxar e se desestressar.

Artigos Relacionados