Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a qualidade do meu relacionamento afeta meu filho?

Geralmente, as famílias não percebem que a chegada de um bebê pode causar turbulência em seus relacionamentos e dinâmicas familiares. Estudos sugerem que 83% dos pais de primeira viagem enfrentam crises moderadas a graves em seu relacionamento. Especialistas mencionam que quando as crianças frequentemente testemunham brigas ou discussões entre os adultos em suas vidas, isso as afeta negativamente, causando ansiedade ou dificuldade em regular suas emoções.

Mas o oposto também é verdadeiro: ter um relacionamento saudável pode beneficiar positivamente seu filho. De acordo com o autor de “A ciência dos bebês: Da gravidez aos 5 anos”, John Medina, trabalhar no relacionamento é essencial para garantir que seu filho possa ter um desenvolvimento feliz e saudável. Estudos recentes revelaram que crianças que crescem em um ambiente familiar estável têm maior probabilidade de sucesso acadêmico, melhor saúde física e emocional, e menor probabilidade de cair em vícios de álcool ou drogas. Além disso, essas crianças tendem a ter melhores relacionamentos com seus pais. Portanto, vale a pena investir em ter relacionamentos saudáveis!

X
banner kinedu prenatal pt

Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para trabalhar e fortalecer seu relacionamento com seu parceiro, especialmente após a chegada do primeiro bebê:

Não espere que o bebê resolva seus problemas. Na verdade, você deve saber que um bebê é uma grande responsabilidade que ambos precisam assumir. Mas não se preocupe, vocês vão lidar com isso juntos!
Certifique-se de que o papel e as responsabilidades de serem pais são compartilhados. Deixe outras pessoas ajudarem para que você não acabe exausto ou estressado no final do dia. Aceite ajuda do seu parceiro, parentes, amigos próximos ou qualquer pessoa disposta a dar uma mão.
É realmente importante que ambos os pais tenham um papel ativo no cuidado do bebê para construir esse vínculo especial com seu filho. Trocar fraldas, brincar com jogos divertidos e cantar canções de ninar são apenas alguns exemplos das atividades diárias que vocês podem fazer juntos.
É normal que, no início, a chegada do novo bebê consuma a atenção de todos. No entanto, não esqueça que a comunicação sincera e o relacionamento com seu parceiro também são muito importantes. Encontre maneiras de manter esses momentos íntimos entre vocês, mesmo que seja apenas cinco minutos por dia para compartilhar como se sentem ou relembrar as coisas que amam um no outro. O amor sempre precisa de atenção e cuidado!
Esperamos que essas dicas ajudem você a fortalecer seu relacionamento com seu parceiro e sua família, para que vocês possam navegar nesta nova e emocionante fase com mais facilidade e apoio.

Artigos Relacionados