X
X

Desenvolvendo a habilidade de pular

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

De acordo com o famoso livro “Fundamental Motor Patterns” (Padrões Motores Fundamentais, em inglês), escrito por Ralph Wickstrom, saltar é uma habilidade fundamental da coordenação motora grossa, que envolve a transferência do peso de um ou dois pés com um momento intermediário de “voo”. A ação de pular é dividida em três etapas separadas e interdependentes: decolagem, voo e aterrissagem. Como mãe ou pai de uma criança em idade pré-escolar, é normal que você se preocupe mais com uma boa aterrissagem do que com os dois passos anteriores.

X
banner kinedu desenvolvimento

Em breve, o seu filho cheio de energia começará a participar de esportes, jogos e atividades que exigem saltos horizontais e verticais. Além de ser uma habilidade muito prática para o dia a dia, isso também estimulará muitos outros processos de desenvolvimento, incluindo a coordenação visuoespacial, a atenção, a memória corporal, o equilíbrio e até a autoconfiança.

Provavelmente, o seu filho já descobriu várias maneiras de pular nesses dois anos, especialmente para frente. Durante essas experiências, os movimentos não parecerão muito coordenados: ele não usará os braços ainda, não dobrará bem os joelhos antes de pular, etc. Quando ele chegar aos 36 meses de idade, você vai observar que os saltos se tornarão mais complexos. Ele usará todo o corpo para realizar o movimento necessário para pular horizontalmente ou verticalmente. Por exemplo, antes de pular, ele pegará impulso com os braços, ou quando estiver no ar, os usará para manter o equilíbrio. Muitas crianças, ao completarem 48 meses de idade, desenvolvem força e controle muscular suficientes para dar pequenos saltos para cima e para baixo com confiança, pular em um pé só por alguns segundos, saltar e aterrissar com os dois pés ao mesmo tempo ou até pular para trás.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!