Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como estimular a habilidade de pular do seu filho

Pontos chave:

  1. Pular é uma habilidade motora fundamental que envolve a decolagem, o voo e o pouso.
  2. Pular apoia vários processos de desenvolvimento, incluindo coordenação, atenção, estabilidade e confiança.
  3. As habilidades de salto das crianças se tornam mais complexas por volta dos 36 meses, envolvendo todo o corpo.
  4. Por volta dos 48 meses, muitas crianças conseguem pular com confiança de várias maneiras, incluindo pular em um pé só e subindo e descendo degraus.

De acordo com o famoso livro “Fundamental Motor Patterns” (Padrões Motores Fundamentais, em inglês), escrito por Ralph Wickstrom, saltar é uma habilidade fundamental da coordenação motora grossa, que envolve a transferência do peso de um ou dois pés com um momento intermediário de “voo”. A ação de pular é dividida em três etapas separadas e interdependentes: decolagem, voo e aterrissagem. Como mãe ou pai de uma criança em idade pré-escolar, é normal que você se preocupe mais com uma boa aterrissagem do que com os dois passos anteriores.

X
banner kinedu desenvolvimento

Em breve, o seu filho cheio de energia começará a participar de esportes, jogos e atividades que exigem saltos horizontais e verticais. Além de ser uma habilidade muito prática para o dia a dia, isso também estimulará muitos outros processos de desenvolvimento, incluindo a coordenação visuoespacial, a atenção, a memória corporal, o equilíbrio e até a autoconfiança.

Provavelmente, o seu filho já descobriu várias maneiras de pular nesses dois anos, especialmente para frente. Durante essas experiências, os movimentos não parecerão muito coordenados: ele não usará os braços ainda, não dobrará bem os joelhos antes de pular, etc. Quando ele chegar aos 36 meses de idade, você vai observar que os saltos se tornarão mais complexos. Ele usará todo o corpo para realizar o movimento necessário para pular horizontalmente ou verticalmente. Por exemplo, antes de pular, ele pegará impulso com os braços, ou quando estiver no ar, os usará para manter o equilíbrio. Muitas crianças, ao completarem 48 meses de idade, desenvolvem força e controle muscular suficientes para dar pequenos saltos para cima e para baixo com confiança, pular em um pé só por alguns segundos, saltar e aterrissar com os dois pés ao mesmo tempo ou até pular para trás.

Artigos Relacionados