Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quais são os principais mitos da maternidade?

Nestas 40 semanas de gravidez, você não está apenas planejando e se preparando para a chegada do seu bebê, mas também está criando ilusões e expectativas sobre a sua vida como mãe. Mas cuidado, porque depois do parto, essas fantasias podem não coincidir com a realidade! Aqui, vamos te ajudar a desmascarar alguns mitos comuns sobre o parto e a maternidade, para que você saiba o que esperar e esteja tranquila e relaxada quando tiver o bebê em seus braços.

Mito 1: Quando trouxer seu bebê para casa, você será a pessoa mais feliz do mundo.

Claro que você estará feliz, mas também se sentirá exausta e até ansiosa! Pode até ter vontade de chorar. Isso é completamente normal, graças ao turbilhão hormonal pelo qual seu corpo está passando. Os primeiros meses com seu bebê podem parecer mais um treinamento militar do que umas férias. Mas não se preocupe! Se a vida não for exatamente como você planejou, prometemos que, com o tempo, a experiência e o crescimento do seu bebê, as coisas se acalmarão.

Mito 2: Quando seu bebê nascer, será amor à primeira vista.

Algumas mães não sentem um amor instantâneo e forte por seus bebês no início, e está tudo bem! Para se apaixonar por alguém, você precisa conhecê-lo, e como é a primeira vez que você vê seu bebê, levará tempo. O amor e o carinho virão no momento certo, então não se pressione se não sentir esse amor à primeira vista.

Mito 3: Amamentar é moleza se você fizer certo.

Embora seja algo natural, amamentar pode ser um desafio para algumas mulheres. No início, seu bebê pode ter dificuldades para fazer a pega correta ou você pode experimentar contrações uterinas ou mamilos doloridos. Experimente posições diferentes para amamentar e não hesite em consultar um consultor certificado em amamentação se tiver problemas para amamentar seu bebê.

X
banner kinedu prenatal pt

Mito 4: Eu tenho que cuidar de tudo.

Algumas mães se cobram demais e acham que devem ser supermães que cuidam do bebê, do parceiro e da casa 24 horas por dia. Mas isso é uma grande mentira! Todo mundo precisa de ajuda. Como diz o ditado, “é preciso uma aldeia para criar uma criança”, e nenhuma mãe deveria criar seu filho sozinha. Se precisar descansar, peça ajuda ao seu parceiro. Durma quando seu bebê dormir e, se seus familiares oferecerem ajuda, aceite! Fazer tudo sozinha levará ao esgotamento. Certifique-se de pedir ajuda sempre que precisar.

Mito 5: Minhas necessidades não importam mais.

Suas necessidades são tão importantes quanto antes. Talvez você não tenha tanto tempo como antes, mas dedicar alguns minutos a si mesma, seja tomando um banho quente ou tirando uma soneca enquanto seu parceiro cuida do bebê, ajudará você a se sentir tranquila e aliviar a tensão. Se cuidar e atender às suas próprias necessidades fará com que você se sinta mais tranquila e responda melhor quando estiver com seu filho. Lembre-se de que uma mãe feliz equivale a um bebê feliz.

Mito 6: Como mãe, devo sempre saber por que meu bebê está chorando e como acalmá-lo.

Aprender a interpretar o choro do seu bebê leva tempo. À medida que você o conhecer melhor, saberá se ele está chorando porque está com fome, cansado, precisa trocar a fralda, quer ser abraçado ou está simplesmente chorando sem motivo aparente. É normal, às vezes, não saber o motivo. Respire fundo e verifique cada necessidade do seu pequeno (alimentação, sono, fralda, gases, temperatura, abraços, etc.) e atenda a cada uma até que seu bebê se acalme. Lembre-se também que muitos bebês choram inconsolavelmente em algum momento do dia. Isso é normal, e se você não conseguir acalmá-lo, não significa que seja uma mãe ruim. Peça ajuda durante esse período e lembre-se de que é algo temporário.

Esses seis mitos e qualquer outra expectativa falsa ou fantasia sobre a maternidade podem causar depressão. Livre-se dessas crenças antes do nascimento do seu bebê. Confie em si mesma e não seja muito dura consigo mesma. Você e seu bebê aprenderão a se adaptar à nova vida, você como mãe. e ele, vivendo fora do útero. Esteja ciente de suas fantasias e deixe ir qualquer pensamento que não seja útil ou que faça você duvidar de suas habilidades. Nenhum livro pode competir com sua intuição e com o conhecimento da dinâmica que você tem com seu bebê. Não o crie seguindo estritamente um manual, pois isso está fadado ao fracasso. Em vez disso, sintonize-se com seu pequeno e suas necessidades, e pouco a pouco, dia a dia, você irá aprender a ser mãe.

Artigos Relacionados