X
X

Desmistificando a nutrição durante a gravidez

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Graças à mídia e ao que nossos amigos e familiares bem-intencionados nos dizem, estamos cercados de muitos mitos sobre saúde, gravidez, parto e criação dos filhos. Isso torna muito difícil diferenciar fato e ficção, especialmente para as mães de primeira viagem. Sabendo que esses mitos podem ser uma fonte de estresse para as mulheres que estão esperando um bebê, reunimos alguns dos equívocos mais comuns sobre a gravidez e os refutamos com dados precisos.

Mito: Você precisa comer o dobro durante a gravidez.

Fato: Embora a ingestão de nutrientes deva aumentar, sua ingestão calórica total deve aumentar apenas 300 calorias diárias durante o segundo trimestre e 500 calorias durante o terceiro trimestre. A ingestão calórica pode variar de uma mulher para outra, mas você não precisa comer o dobro do que comia antes.

Mito: Se você ganhar menos peso durante a gravidez, o parto será mais fácil.

Fato: Ganhar muito peso durante a gravidez pode causar complicações no momento do parto. No entanto, não ganhar peso suficiente é perigoso e afeta o desenvolvimento normal do bebê. Quando você está grávida, o feto precisa de muita energia e nutrientes para crescer adequadamente. Este não é o momento de fazer dieta ou tentar perder peso.

X
banner kinedu prenatal pt

Mito: Se você tiver uma dieta saudável, evitará todo o desconforto da gravidez.

Fato: Embora alimentos saudáveis reduzam alguns desconfortos e forneçam a você e ao seu bebê todos os nutrientes, náusea, constipação e azia podem aparecer até mesmo na mulher mais saudável. No entanto, comer bem, beber muita água e se exercitar moderadamente definitivamente vai ajudá-la a reduzir os sintomas incômodos.

Mito: Não consuma sal, porque vai fazer você inchar.

Fato: Durante a gravidez, o consumo de sódio deve permanecer o mesmo. Tente mantê-lo abaixo da ingestão recomendada de 1500 mg por dia e lembre-se de que o inchaço é normal. O sódio é um eletrólito e, portanto, um nutriente essencial. Salgue a comida apenas o necessário para não exceder o consumo diário recomendado e evite alimentos processados com alto teor de sódio.

Mito: Tenha uma dieta com baixo teor de gordura para evitar ganhar muito peso durante a gravidez.

Fato: Gorduras saudáveis encontradas em abacate, azeite ou castanhas são excelentes fontes de gorduras insaturadas. Elas fornecem nutrientes essenciais que transportam vitaminas lipossolúveis. Comer gorduras não engorda. Excesso de calorias de qualquer fonte (proteína, carboidrato ou gordura) resulta em ganho de peso e acúmulo de gordura. Nenhum grupo nutricional deve ser evitado totalmente em uma dieta balanceada. Além disso, um ganho de peso saudável e controlado e um acúmulo moderado de gordura durante a gravidez são essenciais para o parto e a amamentação.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!