X
X

Destro ou canhoto? Ideias para estimular a lateralidade do seu filho

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

O Royal Children’s Hospital estabelece que o termo “dominância manual” se refere à preferência consistente de usar uma mão, ao invés da outra, para realizar uma atividade manual, enquanto a mão não dominante apoia o movimento. Um exemplo prático é quando você escreve algo e, enquanto a mão dominante segura a caneta, a outra segura o papel.

Muitas crianças começam a explorar a lateralidade entre 24 e 48 meses de idade. Normalmente, quando se aproximam da idade escolar, já estabeleceram qual é a mão dominante e qual é a de apoio. Se o seu filho ainda não definiu isso e continua a mudar de mãos ao fazer as atividades diárias, não o force a usar apenas uma mão. Ao invés disso, observe e incentive-o a participar de muitas atividades que oferecem a oportunidade de explorar melhor a lateralidade. Estas são algumas ideias:

– Colocar objetos próximos ao centro do corpo do seu filho (no nível do umbigo). Isso se aplica a gizes de cera, brinquedos ou qualquer outro objeto que você queira que ele pegue.

– Brincar com fantoches e deixar que ele escolha qual mão colocar no fantoche.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Fazer pinturas usando os dedos.

– Deixar que ele ajude na cozinha. Ele pode amassar, fazer bolas com massa, usar cortadores de biscoito para cortar figuras, abrir e fechar frascos, etc.

– Fazer trabalhos manuais adequados para a idade dele, como atividades com miçangas, fios e limpadores de cachimbo.

– Elogiar e dar feedback.

– Incentivar o término da atividade com a mesma mão com a qual ele começou. É normal ficar cansado e querer descansar, então, deixe-o descansar a mão e alongá-la, para depois continuar. Ao fazer essas atividades, fale sobre qual mão faz o trabalho pesado e qual ajuda.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!