Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Canhoto ou destro? Como estimular a lateralidade do seu filho

Pontos chave:

  1. A dominância manual geralmente se forma na idade escolar.
  2. Estimule a exploração da dominância manual posicionando objetos no centro do corpo do seu filho e propondo atividades de coordenação.
  3. Atividades como brincar com massinha e imitar movimentos de animais aprimoram as habilidades manuais.
  4. Brincadeiras ao ar livre, colorir e tarefas de coordenação motora fina impulsionam habilidades manuais essenciais para o desenvolvimento global.

O Royal Children’s Hospital estabelece que o termo “dominância manual” se refere à preferência consistente de usar uma mão, ao invés da outra, para realizar uma atividade manual, enquanto a mão não dominante apoia o movimento. Um exemplo prático é quando você escreve algo e, enquanto a mão dominante segura a caneta, a outra segura o papel.

Muitas crianças começam a explorar a lateralidade entre 24 e 48 meses de idade. Normalmente, quando se aproximam da idade escolar, já estabeleceram qual é a mão dominante e qual é a de apoio. Se o seu filho ainda não definiu isso e continua a mudar de mãos ao fazer as atividades diárias, não o force a usar apenas uma mão. Ao invés disso, observe e incentive-o a participar de muitas atividades que oferecem a oportunidade de explorar melhor a lateralidade. Estas são algumas ideias:

– Colocar objetos próximos ao centro do corpo do seu filho (no nível do umbigo). Isso se aplica a gizes de cera, brinquedos ou qualquer outro objeto que você queira que ele pegue.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Brincar com fantoches e deixar que ele escolha qual mão colocar no fantoche.

– Fazer pinturas usando os dedos.

– Deixar que ele ajude na cozinha. Ele pode amassar, fazer bolas com massa, usar cortadores de biscoito para cortar figuras, abrir e fechar frascos, etc.

– Fazer trabalhos manuais adequados para a idade dele, como atividades com miçangas, fios e limpadores de cachimbo.

– Elogiar e dar feedback.

– Incentivar o término da atividade com a mesma mão com a qual ele começou. É normal ficar cansado e querer descansar, então, deixe-o descansar a mão e alongá-la, para depois continuar. Ao fazer essas atividades, fale sobre qual mão faz o trabalho pesado e qual ajuda.

Artigos Relacionados