Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas para lidar com a rebeldia e promover o crescimento do seu filho

Entre dois e quatro anos de idade, além dos incríveis marcos de desenvolvimento que o seu filho tem conquistado, você provavelmente também se deparou com um indicador terrível do desenvolvimento socioafetivo dele: a rebeldia.

A experiência de ser uma criança em idade pré-escolar está cheia de curiosidade, imaginação e de uma necessidade cada vez maior de ser autônoma e explorar os limites. Você pode imaginar que, tendo um córtex cerebral pré-frontal ainda em desenvolvimento e vivendo em um mundo de adultos, é normal que o seu filho desfrute e fique feliz exercitando todo o poder e controle que lhe é concedido. Às vezes, criar uma criança é frustrante, especialmente quando você enfrenta uma maré de “nãos”. No entanto, se você acha que essa atitude é a maneira pela qual o seu filho explora a recém-descoberta independência, você pode reagir positivamente e encorajá-lo a crescer, ser mais autônomo e a explorar. Aqui estão algumas dicas de como fazer isso:

– Pense na mensagem que o seu filho quer passar quando ele disser “não”. Ele não desafia você apenas para frustrá-lo, mas está tentando expressar algo.

– Reconheça as ações e sentimentos do seu filho e tente não entrar em uma disputa por poder. Em vez disso, tente comunicar o que está acontecendo.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Quando conseguir antecipar o “não”, mude a pergunta ou tarefa, deixando espaço para o seu filho tomar uma decisão ou exercer algum controle. Por exemplo, pergunte quais brinquedos ele quer guardar primeiro.

– Tente ter empatia com o que ele está experimentando e entender o motivo pelo qual ele está se recusando a fazer algo.

– Mostre como responder ao invés de reagir. Seu filho aprende a ter autocontrole e a exercer a independência observando você.

– Peça para ele ser seu assistente.

– Incentive-o a expressar seus sentimentos com palavras e usar outras formas de expressão pessoal.

– Lembre-se de que não é nada pessoal, mas apenas parte do desenvolvimento!

Artigos Relacionados

Quer receber outros conteúdos
como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.