Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

7 dicas para ter conversas significativas com seu filho

Pontos chave:

  1. Conversas significativas envolvem um revezamento entre duas ou mais pessoas.
  2. Ter conversas significativas com seu filho aumenta sua confiança e autoestima e melhora suas habilidades de comunicação e linguagem.
  3. Dicas para ter conversas significativas com seu filho incluem encontrar tempo sem distrações, ser paciente, ter momentos especiais para conversar e fazer perguntas abertas.
  4. É importante respeitar os pensamentos e sentimentos do seu filho e prestar atenção à sua linguagem corporal e expressões faciais para compreender melhor o que ele está dizendo.

Você certamente conversa com o seu filho todos os dias, alguns até dirão que você fala com ele o dia todo! Mas essa fala é realmente uma conversa? Uma conversa envolve a troca recíproca de ideias entre duas ou mais pessoas. Se o seu filho disser alguma coisa, primeiro ouça-o. Depois, responda enquanto ele presta atenção. Dê a ele tempo para formular a resposta e assim por diante, em uma comunicação de mão dupla. As conversas podem ser sobre qualquer coisa, desde o personagem favorito dele até os planos de vocês para o fim de semana. O mais importante é conversar com o seu filho, e não ter um monólogo com ele.

Ter conversas significativas aumentará a confiança e a autoestima do seu filho, porque ele saberá que você se importa e que está interessado em conhecer as ideias e emoções dele. Ele também aprenderá a se comunicar de maneira eficaz, enquanto expande o vocabulário e desenvolve as habilidades linguísticas. Aqui estão algumas dicas para as conversas fluírem:

– Quando estiver falando com o seu filho, evite qualquer tipo de distração (incluindo o celular!). Dedique toda a sua atenção à conversa.

X
banner kinedu desenvolvimento

– Se estiver fazendo alguma coisa e o seu filho quiser lhe dizer algo, tente parar o que está fazendo para ouvi-lo. Prestar atenção por alguns minutos fará toda a diferença.

– Seja paciente. Dê tempo para ele responder. Permanecer em silêncio permitirá que ele organize as ideias e responda adequadamente.

– Dedique uma parte do dia para ter uma conversa significativa. Por exemplo, vocês podem falar sobre o que fizeram naquele dia durante a rotina de se preparar para dormir.

– Fique atenta à linguagem corporal e às expressões faciais do seu filho para entender melhor o que ele está dizendo.

– Respeite as ideias e emoções dele. Independentemente de você achar que está certo ou errado, ouça e responda, deixando claro que está ouvindo o que ele tem a dizer.

– Faça perguntas abertas que exijam uma resposta diferente de “sim” ou “não”. Faça o mesmo quando responder, praticando as respostas explicativas.

Artigos Relacionados