X
X

Dormindo por dois…

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

É muito comum durante a gravidez sofrer alterações ou interrupções nos padrões de sono. Segundo a Fundação Nacional do Sono (National Sleep Foundation) (2007), 79% das mulheres grávidas sofre de algum tipo de distúrbio do sono. Seu corpo está passando por tantas mudanças, tanto fisicamente quanto hormonalmente, que é esperado que isso afete seu sono reparador. Dormir pouco pode causar sonolência durante o dia, irritabilidade, fadiga e aumento dos níveis de ansiedade durante a gravidez. Ir ao banheiro toda hora e a dificuldade para encontrar uma posição confortável para dormir serão as principais causas da privação de sono.

Mas não se preocupe, aqui deixamos alguns “remédios caseiros” para você tentar descansar melhor durante a noite.

• Encontre a posição correta. Descobrir a posição exata em que você fica mais confortável pode levar algum tempo, mas valerá a pena. Tente colocar um travesseiro entre as pernas para dormir melhor de lado. Experimente também usar almofadas de tamanhos diferentes para elevar a parte superior do seu corpo (ajudando a respirar melhor) ou os joelhos (para aliviar a dor nas costas). Se você continuar a sentir muita dor ou os músculos tensos, talvez deva investir em um colchão ou colchonete que lhe dê mais apoio e distribua melhor o seu peso.

• Exercícios de relaxamento. É muito importante aprender a acalmar a mente e o corpo antes de dormir. Tente alongar-se antes de ir para a cama ou concentrar-se na respiração por alguns minutos. Tomar um banho quente ou receber uma massagem também é uma boa ideia. Embora seja mais fácil falar do que fazer, deixe todas as preocupações pendentes para a manhã seguinte. Se você ainda tiver problemas para relaxar, confira o catálogo do nosso aplicativo para ler mais sobre dicas e técnicas específicas.

X
banner kinedu prenatal pt

• Exercício físico. É fato que exercitar-se durante a gravidez traz muitos benefícios, e dormir bem está entre eles. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercício várias vezes por semana (não antes de ir para a cama) e vai notar que começará a dormir melhor.

• Levante-se e mexa-se. Se você acordar no meio da noite, levante-se e tente fazer algo que não gosta (como organizar a despensa) ao invés de ficar na cama contando os minutos até o amanhecer. Desta forma, você ficará cansado e conseguirá adormecer rapidamente quando voltar para a cama.

• Apenas para sexo e descanso. Condicione seu corpo de modo que ele associe a cama exclusivamente a dormir e fazer sexo. Se você deixar o seu corpo acreditar que pode trabalhar ou fazer tarefas domésticas na cama, será mais difícil dormir quando for deitar.

• Desligue as luzes. É importante que o seu quarto esteja na escuridão total. Se houver dispositivos eletrônicos com luzes brilhantes (roteador de internet, telefone etc.), cubra-os com um pano. Você vai sentir uma grande diferença. A luz artificial nos afeta mais do que pensamos.

Dormir é e sempre será algo muito importante para recarregar as energias e sentir-se feliz e com vontade encarar um novo dia. Se os problemas para dormir persistirem, peça para o seu médico lhe dar mais orientações sobre como lidar com isso.

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!