Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Quando meu bebê aprenderá a engatinhar?

engatinhar perguntas frequentes

Pontos chave:

  1. O engatinhar é um marco importante e emocionante do desenvolvimento dos bebês, geralmente ocorrendo entre os sete e os nove meses de idade.
  2. Não existe uma maneira “correta” de engatinhar para um bebê, pois cada criança se desenvolve de maneira diferente. Existem vários estilos de engatinhar e é importante permitir que os bebês encontrem seu método único.
  3. Gatinhar nem sempre é necessário para o desenvolvimento da criança e algumas crianças podem pular totalmente esse marco. No entanto, ainda é importante garantir que não haja nenhum problema de desenvolvimento subjacente que impeça a criança de engatinhar.
  4. Tornar sua casa segura para o bebê é crucial para manter a segurança do seu filho ao engatinhar. O tempo de bruços pode ajudar a fortalecer os músculos necessários para engatinhar e é importante incentivar os bebês a pegar os brinquedos durante esse período.

Ver seu bebê crescer e atingir os marcos de desenvolvimento pode ser muito empolgante! Mas, no momento em que você perceber que seu pequeno está começando a engatinhar, você saberá que a verdadeira diversão está prestes a começar! Enquanto vocês vivem esse momento empolgante, algumas perguntas podem surgir.

Confira nossas respostas para as perguntas mais frequentes sobre engatinhar

Quando meu bebê deve começar a engatinhar?

Normalmente, os bebês engatinham por volta de oito a dez meses de vida, mas, em torno dos seis meses, a maioria deles começa a tentar se movimentar. Quando os bebês descobrem como fazer o movimento de engatinhar, eles, às vezes, vão primeiro para trás, e depois, aprendem a engatinhar para frente.

É importante lembrar que cada bebê é único, e desenvolverá suas habilidades em diferentes estágios – alguns mais rapidamente que outros. (Nota: Se seu bebê nasceu prematuramente, ele provavelmente levará mais tempo do que os outros para começar a engatinhar).

O processo de aprender a engatinhar é, na verdade, bastante complexo. Os bebês precisam coordenar seus braços e pernas, e desenvolver força muscular em seus braços, ombros e pernas para suportar seu peso. Porém, aprender a engatinhar não só estimulará a coordenação motora grossa, mas também desenvolverá diferentes habilidades, como o equilíbrio, a consciência espacial e a confiança.

Está tudo bem com o meu bebê se ele engatinha de um jeito diferente dos outros bebês?

Na verdade, os especialistas dizem que não há uma maneira “certa” de engatinhar. O processo de aprender a engatinhar é diferente para cada bebê. Apenas lembre-se de que seu filho vai encontrar sua maneira única de fazer isso, e a parte importante é que ele seja capaz de se movimentar e explorar seu entorno.

X
banner kinedu desenvolvimento

Estes são alguns estilos diferentes que seu bebê pode usar para engatinhar:

  • O clássico – Seu bebê move um braço e o joelho oposto para frente simultaneamente.
  • O caranguejo – Ele dobra um joelho e estende a perna oposta para avançar.
  • A barriga – Seu bebê move o corpo para frente enquanto arrasta a barriga contra o chão.
  • Rolando – Seu bebê rola de um lugar para o outro – afinal, quem precisa engatinhar quando rolar pode levá-lo onde quiser?
  • O urso – Parece a forma tradicional de engatinhar, mas seu bebê mantém os cotovelos e os joelhos esticados, caminhando sobre as mãos e os pés como um urso.
  • A moto – Seu bebê desliza sobre a parte inferior, usando os braços para se mover para a frente.

Meu bebê não começou a engatinhar. Devo me preocupar com isso?

Engatinhar é considerado um importante marco do desenvolvimento na vida de um bebê. No entanto, nem todos os bebês vão engatinhar ou até mesmo precisar engatinhar. Na verdade, a ação de engatinhar não está listada no “Teste de Mapeamento de Desenvolvimento de Denver”, uma ferramenta usada por pediatras para medir o desenvolvimento das crianças. Estudos mostraram que o engatinhar não parece ser preditivo de outros marcos do desenvolvimento, como levantar e andar. 

Mas, embora engatinhar não seja crucial, e alguns bebês possam pular completamente essa etapa, se o seu bebê tem mais de um ano e não engatinha, não tem energia para se locomover ou não consegue sustentar a cabeça, rolar, sentar-se ereto ou sustentar seu peso corporal, peça para que o seu pediatra faça uma avaliação do desenvolvimento dele.

E quanto à segurança do meu bebê?

Seu bebê já se movimenta por aí? Então, pode ser que você queira certificar-se de que sua casa esteja segura para ele. Engatinhe pela casa e verifique se há potenciais perigos no nível que ele conseguiria alcançar. Lembre-se de checar tomadas elétricas e cabos, materiais de limpeza e quinas de móveis. É muito importante que seu bebê tenha um ambiente seguro para brincar e explorar! 

O que posso fazer para ajudar meu bebê?

Um ponto que todos os especialistas concordam é a importância de deixá-lo de bruços, assim, ele poderá desenvolver a força muscular de seus ombros, braços, costas e tronco, necessária para que ele consiga engatinhar. Às vezes, você só precisa colocá-lo de bruços todos os dias e supervisioná-lo para que ele possa praticar a posição.

Você pode tentar incentivar seu bebê a pegar um brinquedo quando ele estiver de bruços. Lembre-se de que não há necessidade de empurrá-lo para que ele alcance seu brinquedo mais rapidamente.

Artigos Relacionados