Para colocar em prática a técnica tátil, trabalhe em sua comunicação receptiva ou afetiva com o seu bebê por meio de massagens com diferentes objetos e texturas. A técnica tátil pode ser feita a partir da décima semana de gestação. Quando você aplica pressão em seu abdômen, vibrações são geradas e transmitidas por meio do líquido amniótico, e recebidas pelos nervos da pele do seu bebê. Estudos e ultrassonografias demonstraram que a frequência cardíaca do bebê aumenta quando a barriga da mãe é pressionada de maneira suave.

banner kinedu prenatal pt

A técnica tátil pode beneficiar o seu bebê, melhorando a saúde física e mental dele. No entanto, é altamente recomendável evitar essa técnica se você tiver qualquer infecção, dor abdominal, histórico de aborto ou de parto prematuro.

Quais exercícios são recomendados para estimular o meu bebê?

  • Massageie sua barriga com diferentes texturas ou com o auxílio de um massageador. Você pode usar objetos texturizados, pequenas bolas de borracha ou as pontas dos dedos.
  • Sempre que seu bebê chutar, responda com um tapinha ou pressionando suavemente sua barriga. Tente fazer isso constantemente.
  • Deixe a  água correr em sua barriga com diferentes níveis de intensidade. Você pode fazer isso quando estiver tomando banho.
  • Peça ao seu parceiro ou a um familiar para acariciar sua barriga, para que eles também possam começar a formar laços afetivos com o seu bebê.