X
X

Explorando o conceito de “jogos de movimento”

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

Ajude o seu bebê a dormir melhor.

X
X

Se você é um defensor de Kinedu e viu nossos vídeos de atividades, provavelmente está ciente da importância da atividade física e de sua relação com o desenvolvimento do cérebro. Neste artigo, vamos explorar o conceito de jogo de movimento, analisar como esse tipo de brincadeira afeta todas as quatro áreas do desenvolvimento da primeira infância e o que você pode fazer para promovê-lo em casa.

O que são os jogos de movimento?

Uma das primeiras formas de comunicação do seu filho com você é o movimento. A ideia por trás dessa teoria é que, por meio do jogo livre de movimentos, seu filho trabalha todas as áreas de desenvolvimento, não apenas a área física. O jogo de movimento é quando as crianças, conforme vão se desenvolvendo, se movem de maneiras específicas e repetem esses movimentos. Seja com os primeiros reflexos, seus sentidos ou seus movimento conscientes, seu bebê aprende e estimula seu sistema neurológico de várias maneiras. Alguns exemplos de jogos de movimento são quando o seu filho rola, rasteja ou engatinha.

Como os jogos de movimento estão relacionados com as áreas de desenvolvimento?

Área física. O movimento é parte essencial do desenvolvimento físico do seu filho. Com ele, seu filho aprenderá habilidades de equilíbrio, coordenação motora grossa e fina, etc.

X
banner kinedu desenvolvimento

Área linguística. Para essa área, focaremos na comunicação precoce. É por meio do movimento que seu filho irá entender a importância da linguagem corporal e usar o corpo para transmitir mensagens. “Conversas de movimento” incluem contato visual, interação usando gestos faciais, contato físico, etc. Além da linguagem corporal, é graças ao movimento que seu filho começará a aprender os nomes das partes do corpo e verbos importantes, como sentar, pegar, etc.

Área socioafetiva. Na maioria das vezes, entender como se comunicar, socializar e fazer amigos gira em torno de algum tipo de atividade física. É por meio das brincadeiras que as crianças aprendem regras (o que é aceito e o que é desaprovado), aprendem a ler expressões faciais e linguagem corporal.

Área cognitiva. Os primeiros jogos de movimento e o desenvolvimento físico do seu filho estabelecerão as bases necessárias para lidar com desafios acadêmicos posteriores (como movimentos dos olhos para ler, coordenação das mãos para escrever, etc.).

É importante lembrar que, no desenvolvimento da primeira infância, essas áreas de desenvolvimento estão interconectadas e se sobrepõem – quando o bebê está aprendendo algo relacionado a uma, isso afeta todas as outras. Na próxima vez em que seu filho for fazer um jogo de movimento, certifique-se de disponibilizar um espaço seguro e supervisionado, onde ele possa se mover espontaneamente, se expressar e ser capaz de decidir seus próprios movimentos. Lembre-se de que você sempre pode encontrar ideias e inspiração para estimular o movimento no Kinedu!

Para saber mais sobre os jogos de movimento e o desenvolvimento do seu filho, confira estas fontes:

Livro: Encouraging physical development through movement play (Encorajando o desenvolvimento físico por meio do jogo do movimento, em inglês), de Carol Archer e Iram Siraj

https://www.katemb.com/movement-play-in-the-early-years-jabadao-inspired/

Quer receber outros conteúdos como este de graça?

Assine a nossa newsletter e faça parte da comunidade kinedu.

Artigos relacionados

bilinguismo

O bilinguismo e o cérebro

Muitos pais conhecem os benefícios que o aprendizado de mais de um idioma pode ter no futuro de uma criança.

Deixe seu comentário!